Paulo vai à mesa com Maia. Bancada abre debate hoje
A reunião da bancada federal do PSB para debater a sucessão de Rodrigo Maia, originalmente, seria ontem. Mas acabou adiada para esta quarta-feira, às 11h. Será o primeiro encontro dos deputados socialistas sobre o tema. Em um cenário tido como de “muita indefinição”, após o Supremo Tribunal Federal (STF) vetar a reeleição para as presidências da Câmara e do Senado, o governador Paulo Câmara, vice-presidente nacional do PSB, foi à mesa com Rodrigo Maia ontem. O democrata ofereceu almoço ao socialista, em Brasília, como a coluna antecipou. A agenda carrega um simbolismo porque se deu um dia após o candidato do PP à presidência da Câmara, Arthur Lira, passar pelo Palácio das Princesas “pedindo a benção” do governador para a disputa. O gesto de Maia, na sequência, na direção de Paulo Câmara acendeu sinal de alerta entre aliados de Lira. No PSB, no entanto, não há fato consumado.
O deputado Tadeu Alencar, à coluna, diz o seguinte: “O processo de sucessão está só começando. É uma decisão muito relevante, para a terceira posição na linha sucessória, além das atribuições do cargo: definição de pautas, relatorias, CPI’s, pedidos de impeachment”. O socialista não descarta até mesmo o surgimento de novas candidaturas. “Vamos ouvir todos os candidatos, os declarados e os que podem ainda surgir, conhecer os projetos, o programa, a relação com o Poder Executivo. O Legislativo não pode ser uma extensão do Executivo, a sua longa manus. Ainda mais num governo com inclinação autoritária”, observa Tadeu. Rodrigo Maia vem realçando grande preocupação com a independência do Legislativo. Tadeu pondera que essa premissa vale para todos os candidatos e chegou a colocar isso para Arthur Lira no Palácio das Princesas na segunda-feira. Tadeu resume: “Ninguém tem, a priori, a chancela de que um vai ser independente e outro não vai ser”. E arremata: “O processo vai ganhar velocidade, mas acabou de começar e como tem água para escorrer embaixo dessa ponte”.
Na Capital Federal, ontem, onde esteve com Maia na residência oficial, Paulo Câmara já cumpriria agenda com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre o Programa Nacional de Imunização contra a Covid-19. O governador retorna, hoje, a Pernambuco.
Fonte – Folha PE