Após pedido da vereadora Andreza Romero, Prefeitura do Recife retoma as atividades do Programa Veterinários nos Bairros
Consultas clínicas veterinárias, vacina antirrábica, orientação sobre os direitos dos animais e ainda sobre os deveres do tutor, tudo isto mais perto da casa dos recifenses. Era assim que funcionava o “Veterinários nos Bairros”, um programa iniciado em 2014 pela Prefeitura do Recife, e que voltou a acontecer no último sábado, 8 de janeiro.
Com um novo nome, Olhar Animal, a ação aconteceu, das 9h às 12h, no Morro da Conceição. O retorno das atividades atende ao requerimento 13281/2021, de autoria da vereadora Andreza Romero.
A vereadora comemorou o anúncio e registrou a importância das ações nos bairros porque, segundo ela, durante visitas ao Hospital Veterinário do Recife, conversou com usuários e registrou que “muitas vezes, há dificuldade em encaminhar um animal a um atendimento veterinário pela distância da unidade que fica no Cordeiro ou, em outros casos, pelos altos custos em clínicas e hospitais particulares”.
O programa havia sido suspenso em 2020, em razão da pandemia da Covid-19.
“O objetivo dessa iniciativa é fazer com que, mesmo o Hospital Veterinário do Recife existindo e realizando milhares de procedimentos por mês, outros animais recebam esse atendimento gratuito, levando os profissionais até aqueles que precisam, sobretudo nos bairros onde a população possui mais dificuldade financeira e de deslocamento”, disse Andreza.
A retomada começando pelo Morro da Conceição também foi um pedido da vereadora.
“Do Morro, é importante partir para outros bairros onde há maior demanda da população. Era urgente a necessidade de ampliar o nosso programa de saúde animal através das ações do, agora, Olhar Animal”, concluiu.
Proibição do uso de animais em testes de cosmético
Representantes da causa animal em Pernambuco, o deputado estadual Romero Albuquerque (PP) e a vereadora do Recife Andreza Romero (PP) conseguiram com o deputado federal Eduardo da Fonte (PP), que a proposta de proibir que animais sejam utilizados em testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal e de limpeza em todo o território nacional fosse levada à Câmara Federal.
Eduardo da Fonte apresentou o PL 1031/21 e defende a aprovação da matéria para a construção de uma nova política pública de proteção e defesa dos animais no Brasil.
Fonte – Portal de Prefeitura