Representantes do Sintraf e Simão Filho deliberam sobre demandas para agricultura familiar
Representantes do Sindicato da Agricultura Familiar de Petrolina (Sintraf) participaram de uma reunião, ontem (5), com o prefeito Simão Durando no gabinete do gestor. A pauta girou em torno do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) referente ao percentual legal do setor nessas ações. Um balanço sobre a realização do ExpoPontal e demandas do Pontal perenizado também foram abordados na conversa.
A reunião contou com a presidente do Sintraf, Isália Alves, e a secretária da entidade, Eliete Ferreira, além de representantes dos assentamentos, Ozaneide Gomes; e das cooperativas, Cleiton Medeiros; do secretário de Educação, Plínio Amorim; da secretária-executiva de Alimentação Escolar, Georgia Mourão; da servidora Fabiana Possídio; e do deputado estadual Antônio Coelho.
Na oportunidade, Isália Damacena solicitou da atual gestão celeridade no edital de chamada pública do PNAE junto à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) e ao gestor. Ela solicitou ainda que a prefeitura sinalizasse um melhor preço nos produtos, considerando a alta dos preços dos alimentos e dos combustíveis, que impactam na logística de entrega, pedindo que o futuro edital possa contemplar essas variáveis. Isália destacou ainda que o prazo para o lançamento do chamamento do PAA está se esgotando, e a ausência do programa esse ano irá causar prejuízo tanto para as instituições recebedoras, quanto para os agricultores que deixarão de ter a possibilidade de escoar suas produções.
A presidente do Sintraf ressaltou o sucesso do ExpoPontal e levantou a necessidade de destacar uma equipe para verificar o assoreamento do Riacho Pontal, planejar medidas e execução de meios que ajudem as águas do riacho a correrem com maior fluidez. O prefeito Simão Durando assegurou a Isália que o segmento da agricultura familiar será prioridade em sua gestão. Já o deputado Antonio Coelho frisou que vai batalhar pela implantação de uma fábrica de processamento de frutas naquela região.
Fonte – Carlos Britto
#politicapernambucana #politica