Notícias

Local de incêndio no Pina vai ser desocupado e 180 famílias que moravam em palafitas vão receber auxílio financeiro, diz prefeitura

Todas as 180 famílias que vivem nas palafitas onde ocorreu um incêndio no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, não voltarão ao local e receberão auxílio financeiro até que a prefeitura disponibilize moradia definitiva para elas. A desocupação do local foi anunciada nesta quinta-feira (12) pelo prefeito João Campos (PSB) após uma reunião com representantes da comunidade.

O incêndio ocorreu na tarde de 6 de maio, entre as pontes Agamenon Magalhães e Paulo Guerra, principais ligações entre a Zona Sul e o Centro do Recife. Ao menos, 40 palafitas foram destruídas pelas chamas. As causas do fogo não foram divulgadas.

De acordo com a prefeitura, houve um acordo com os representantes dos moradores e as palafitas que não foram atingidas pelas chamas também serão desocupadas.

Por isso, todas as famílias que vivem no local vão receber um auxílio pecúnia de R$ 1,5 mil, em parcela única, e também um auxílio-moradia de R$ 200, até moradias definitivas serem disponibilizadas para elas, ainda segundo a prefeitura.

A administração municipal informou que as palafitas serão desocupadas após o pagamento do auxílio pecúnia, o que deve ser feito até o fim de maio.

“A gente também vai começar ainda no mês de maio, junto com a comissão definida pelos moradores, a fazer um projeto de urbanização da área. A gente vai construir uma solução definitiva com diálogo e participação ativa dos moradores”, afirmou João Campos

O local continua recebendo as ações de assistência e saúde oferecidas pela prefeitura. Para os imóveis em alvenaria, técnicos da Autarquia de Urbanização do Recife (URB) devem realizar, neste mês de maio, vistorias técnicas nas casas para identificar eventuais benfeitorias a serem indenizadas.

“As casas que são construídas de alvenaria receberão uma visita da URB para fazer uma avaliação técnica para a gente poder, de maneira justa e criteriosa, tomar as medidas necessárias”, disse o prefeito.

Fonte – G1

#politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *