PROS-PE se ancora em decisão TRE, apoia Danilo e prevê novo revés na nacional
A convenção do PROS em Pernambuco já havia sido realizada na manhã desta sexta-feira (05) quando nova decisão proferida pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou o retorno, mais uma vez, de Eurípedes Júnior, ao comando nacional da sigla. Ainda, no entanto, que a convenção não tivesse sido concluída no Estado e que ata já não tivesse sido enviada, dizem representantes locais da legenda, a direção do partido no plano local estaria assegurada a Bruno Rodrigues.
Na legenda, se recorre à decisão da desembargadora Mariana Vargas, do TRE-PE, para se endossar essa certeza. Nesta quinta-feira (04), ela deferiu pedido de liminar, como a coluna registrara, determinando “imediata suspensão do ato que dissolveu a comissão do PROS em Pernambuco, revalidando a vigência da anterior composição”.
Membros do PROS chamam atenção para o fato de que, além de assegurar o comando da sigla no a Bruno Rodrigues, a decisão do TRE estampa que Eurípedes não tem competência para afastar Bruno da direção estadual, porque não teria concedido “o amplo direito de defesa e contraditório”, como prevê o artigo 61 do Estatuto do PROS. Nesse caso, Bruno Rodrigues, participou da convenção da Frente Popular, nesta sexta-feira (05), assegurando o apoio da sigla a Danilo Cabral, candidato ao Governo do Estado.
O detalhe é que o mesmo não pode ser adotado em relação à Teresa Leitão, pré-candidata ao Senado, porque, nacionalmente, quando Marcus Holanda estava à frente da sigla, após retomar a presidência de Eurípedes, se deu uma orientação no sentido de proibir coligação com o PT nos Estados. Há uma expectativa no PROS de que, até a próxima terça-feira (09), a decisão de Lewandowski seja derrubada e de que o comando da sigla seja devolvido a Marcus Holanda. Por essa razão, o PROS tomou a decisão de apoiar, ainda que informalmente, o nome lançado pelo PP ao Senado, Antônio Mário, já que a candidata da Frente Popular à Casa Alta, Teresa Leitão, é do PT.
Fonte – Folha Pe
#politicapernambucana #politica