Anunciada há 15 dias por causa de restrição de pousos, recuperação emergencial da pista do aeroporto de Noronha não começou
A recuperação com concreto asfáltico da pista do aeroporto de Fernando de Noronha deve começar na segunda-feira (24), informou a Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco, nesta sexta-feira (21). Há 15 dias, o governo estadual havia dito que já tinha começado as obras na pista devido à proibição de pousos de aeronaves com motores a reação, os turbojatos.
Essa medida foi divulgada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 6 de outubro e foi motivada por conta da pista do aeroporto, que não apresentava condições de receber aviões maiores. No mesmo dia, a secretaria disse que já realizava serviços emergenciais na pista de pouso e decolagem.
A proibição da Anac entrou em vigor em 12 de outubro. Com isso, das duas empresas que realizavam voos para Noronha, apenas uma manteve a operação, utilizando aeronaves menores.
O g1 esteve no aeroporto em diferentes horários desde o anúncio das restrições e não encontrou movimentação de obra até a quinta-feira (20), apenas o trabalho rotineiro da empresa que administra o aeroporto para tapar buracos com asfalto frio.
A secretaria disse, em nota, que os trabalhos de recuperação preliminar da pista foram iniciados “a partir da mobilização de materiais e equipamentos necessários”. O serviço emergencial, orçado em R$ 1,2 milhão, está previsto para ser executado no expediente da noite.
“Os reparos na pista com uso de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) devem começar até a segunda-feira (24). O prazo previsto para conclusão dessa obra é de 60 dias”, afirmou na nota.
O governo disse que as equipes já estão trabalhando na ilha, mas não informou quais serviços estão sendo realizados. “O cronograma das ações está sendo cumprido conforme o planejado. Os serviços são divididos em etapas para não interferir no funcionamento do Aeroporto”, disse ainda no texto.
Fonte – G1
#politicapernambucana #politica