Notícias

Indígenas e negros elaboram carta para pedir à Justiça e ao governo de Pernambuco garantia de direitos

Um encontro entre indígenas e representantes do movimento negro aconteceu, neste final de semana, no território Pankararu, no município de Jatobá, no Sertão de Pernambuco (veja vídeo acima). A audiência pública para discutir avanços para os dois povos resultou na elaboração de uma carta de intenções que vai ser encaminhada à Justiça e ao governo do estado.

Essa carta é um documento que mostra o resultado da escuta dos indígenas e dos negros, que trataram sobre questões históricas durante o evento promovido pela comunidade indígena e pela Comissão de Igualdade Racial da seccional Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE).

“A audiência pública é justamente esse momento de escuta, onde a gente se abre, a sociedade se abre, as autoridades se abrem para ouvir. A Abayomi vem de um processo de aquilombamento, onde a gente entende que é preciso que a gente faça outros movimentos. Se unir ao povo indígena Pankararu vem nesse momento de construção e reconstrução e novos apontamentos de futuro”, afirmou Estela Francisca, integrante da Abayomi Juristas Negras.

O objetivo da carta é propor ações para apoiar as duas comunidades na garantia dos seus direitos. “Uma esperança e uma luz para o nosso futuro. Um futuro em que haja uma efetiva democracia racial no país, em que haja, realmente, uma conversão desses povos para a construção da nossa nação”, declarou Chiara Ramos, presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão da OAB-PE.

Fonte – G1

#politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *