Notícias

Governadora afirma que Pernambuco vai investir em pesquisas para evitar novos ataques de tubarão

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), disse nesta segunda-feira (6) que vai investir em mais pesquisas para aprimorar o monitoramento das praias pernambucanas e evitar novos ataques de tubarão.

“A gente está retomando o Cemit [Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão], estamos chamando as universidades, que tinham parado suas pesquisas desde 2015. A gente vai reestabelecer isso”, afirmou.

A declaração foi feita no auditório do Hospital da Restauração, no Recife, onde estão internadas as duas vítimas dos ataques de tubarão registrados na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no domingo (5) e nesta segunda-feira (6).

No domingo, um adolescente foi atacado nas proximidades da Igrejinha de Piedade, pela manhã. Levado ao Hospital da Restauração, o rapaz foi submetido a cirurgia e teve a perna direita amputada.

Nesta segunda (6), outra adolescente foi vítima de um tubarão também na praia de Piedade, a cerca de 500 metros de onde o rapaz estava. A jovem também foi operada no Hospital da Restauração e teve parte do braço esquerdo amputado.

Raquel Lyra também anunciou que está transferindo a gestão do Cemit para a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Atualmente, o Cemit é subordinado à Secretaria de Defesa Social.

“O que muda é que a gente vai atuar mais preventivamente. Entender o que está acontecendo na natureza, com os tubarões aqui em Pernambuco. E para isso precisa estudo, pesquisa e atuação mais larga do governo, do que agir no socorro às vítimas, que não é suficiente para evitar novos casos”.

A governadora agendou uma reunião com os prefeitos do Grande Recife para discutir o assunto.

“Amanhã estarei reunida com os prefeitos da Região Metropolitana do Recife, onde trataremos desse tema, para que prefeituras, estado e universidades possam agir de maneira articulada e, com isso, prevenir os incidentes nas nossas praias”.

A reunião está agendada para as 14h, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual.

Mais cedo, Cemit fez uma reunião extraordinária no auditório do Parque Estadual de Dois Irmãos, na Zona Norte da capital pernambucana, com representantes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha.

O objetivo, segundo o governo, era discutir políticas e soluções de gerenciamento do litoral.

“Estamos fazendo um acompanhamento multidisciplinar desses dos incidentes. O que se pretende a partir de agora é intensificar ainda mais as rotas com plataformas de observação aérea, como os helicópteros pro exemplo. A gente já faz isso de forma diária, vamos fazer mais vezes, principalmente em momentos de picos na praia, para tentar identificar esses banhistas e dissuadi-los de se colocar em risco”, afirmou o coronel Robson Roberto, presidente do Cemit.

Questionado sobre a proibição de banhos em áreas de risco, o coronel admitiu que o acompanhamento precisa ser intensificado.

Fonte – G1

#politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *