Notícias

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), por meio da Comissão de Educação, deverá convocar a secretária estadual de Educação, Ivaneide Dantas, para apresentar as medidas tomadas pelo Executivo para reforçar a segurança nas escolas do Estado.

O pedido já foi acolhido pelo presidente da Alepe, Alvaro Porto (PSDB). Nesta quinta-feira (13), foi divulgado no Diário Oficial, o Protocolo de Atuação Mediante Ameaças de Violência nas Unidades Educacionais de Pernambuco.

Entre as oito medidas listadas no protocolo, está a realização de formação remota com servidores das escolas, através de parceria formada entre as Secretarias Educação e Esportes (SEE) e de Defesa Social (SDS); atuar, através da SDS, no eixo preventivo, reforçando o policiamento escolar, bem como desenvolvendo ações de orientação e intensificando o programa Juntos na Escola, gerando aproximação entre a comunidade escolar e as forças de segurança;

Além de atuar reativamente através das demandadas geradas no canal 197, criado exclusivamente para emergências que envolvam a comunidade escolar.

“Reconhecemos que não há solução imediata para resolver este problema que vem assolando a sociedade brasileira. A portaria não é a solução, mas o primeiro passo para estabelecermos um ambiente de paz nas escolas”, avaliou o deputado estadual Renato Antunes (PL), que defendeu a divulgação ampla do documento.

“Não vi inércia do Poder Público diante da situação. É preciso, entretanto, unir esforços de toda a sociedade para buscar soluções permanentes”, acrescentou Antunes.

Ao tratar do tema, o presidente da Comissão de Educação, Waldemar Borges (PSB) afirmou que os recentes incidentes ocorridos nas escolas – de São Paulo, Goiás e Santa Catarina – são “fruto de uma doença terrível da sociedade, com a banalização da morte e das armas, e a propagação da cultura da violência”.

“As medidas repressivas são necessárias, mas não suficientes, pois a raiz do problema é mais profunda”, avaliou o parlamentar do PSB.
Fonte – JC

politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *