Lula exonera general e nomeia ex-secretário de Bolsonaro na Sudene
Lula substituiu um oficial de alta patente por um ex-membro do governo Bolsonaro no cargo de diretor da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
O general aposentado Marcos César de Moraes foi destituído do posto de diretor de Administração da Sudene. Ele chegou a exercer interinamente a função de superintendente do órgão até fevereiro deste ano.
Em seu lugar, foi designado José Lindoso de Albuquerque Filho, anteriormente secretário de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional durante o governo Bolsonaro.
Até março deste ano, Lindoso ocupava o cargo de secretário parlamentar do deputado Luciano Bivar, também filiado ao União Brasil.
No início do mês, Lula já havia nomeado Heitor Freire, ex-deputado do União Brasil, para a Diretoria de Gestão de Fundos, Incentivos e Atração de Investimentos da Sudene.
José Lindoso de Albuquerque Filho é funcionário aposentado da Caixa Econômica, onde chegou a ocupar a posição de diretor comercial. Em julho de 2019, foi nomeado pelo governo Bolsonaro como secretário nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, cargo que ocupou até outubro do mesmo ano.
Em 2021, assumiu a presidência do Porto de Recife (PE). Em agosto de 2022, passou a desempenhar funções no gabinete de Bivar. Seu salário era de R$ 6.004,43. Na Sudene, Lindoso receberá um salário mensal de R$ 13.623,39.
Fonte – Edmar Lyra