Notícias

Sob nova direção

O MDB liderou a União por Pernambuco e governou o estado com Jarbas Vasconcelos entre 1999 e 2006, desde então o partido perdeu protagonismo com a ascensão do PSB ao Palácio do Campo das Princesas, apesar disso obteve duas vitórias majoritárias numa aliança com os socialistas, elegendo Raul Henry vice-governador em 2014 e Jarbas Vasconcelos senador em 2018.

Se nas majoritárias o partido acabou beneficiado, na disputa proporcional a legenda perdeu espaço quando em 2022 não elegeu um único deputado estadual e somente renovou sua representação na Câmara dos Deputados por causa da pujança eleitoral da deputada Iza Arruda. Sob o comando de Raul Henry, o partido foi incapaz de montar uma chapa para estadual obrigando Jarbas Vasconcelos Filho a ter que disputar e se eleger pelo PSB.

De volta às hostes emedebistas, Jarbas Filho terá a missão de construir uma bancada representativa na Alepe e preparar o partido para as eleições de 2024. Mas ele não fará este trabalho isoladamente, dependerá de outras lideranças da legenda, como o senador Fernando Dueire, a deputada federal Iza Arruda e o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, que deverá ser oficializado como novo presidente da legenda no estado.

Apesar de o senador Fernando Dueire ter admitido candidatura própria no Recife em 2024, o partido terá que preparar uma competitiva chapa proporcional na capital pernambucana e lançar nomes representativos em outros importantes colégios eleitorais do estado. Até porque, há um sentimento dentro da legenda de que para pleitear a reeleição do senador Fernando Dueire em 2026, o partido terá que garantir forte capilaridade na disputa municipal do próximo ano.

O futuro presidente Paulo Roberto deverá se debruçar nesta construção com outras importantes lideranças do partido para que, enfim, o MDB volte ter o protagonismo merecido para uma legenda que realizou uma importante transformação em Pernambuco pelas mãos de sua maior liderança: Jarbas Vasconcelos, quando foi governador.
Fonte – Blog Edmar Lyra

politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *