Notícias

Greve do Metrô do Recife chega ao 19º dia e senadores e deputados fazem vistoria

A greve dos funcionários do Metrô do Recife, iniciada em 2 de agosto, chegou ao 19º dia nesta segunda (21). No final da manhã, senadores e deputados federais fazem uma vistoria (veja agenda mais abaixo), em busca de soluções para os problemas desse meio de transporte na Região Metropolitana.

Desde sexta (18), os trens circulam apenas em horários de pico: entre 5h e 8h30 e das 17h às 20h. O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro) informou que, nesses períodos, mantém 100% da frota em operação, atendendo a uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) e evitando uma multa diária de R$ 60 mil.

No restante do dia, todas as estações permanecem fechadas (relembre a cronologia da greve). Para reduzir os transtornos para os passageiros do Metrô do Recife, o Grande Recife Consórcio de Transporte criou três linhas especiais de ônibus e outras 18 linhas receberam reforço na frota

Os metroviários aguardam uma decisão do governo federal, que opera a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), sobre as reivindicações da categoria, que são:
Reajuste de 7% no piso salarial, que atualmente é de R$ 1.954,04;
Retirada da CBTU do Programa Nacional de Desestatização (PND), do governo federal;
Garantia de estabilidade e realocação dos funcionários, em caso de privatização;
Reestruturação do metrô.

Vistoria dos parlamentares
Na manhã desta segunda, uma força-tarefa composta por senadores e deputados federais faz uma vistoria para verificar os problemas do Metrô do Recife e tentar ajudar a pensar em soluções para o transporte. Entre parlamentares e outros convidados, confirmaram presença:
O senador Humberto Costa (PT);
O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede);
A senadora Teresa Leitão (PT);
O diretor-presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Matheus Freitas;
O superintendente da CBTU, Dorival Martins;
A chefe do Departamento de Estruturação de Projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Anie Amicce;
O presidente do Sindmetro, Luiz Soares.
Fonte – G1

politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *