Progressistas descartam Bolsonaro como empecilho na pré-candidatura de Clarissa Tércio em Jaboatão
Os deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, presidente e vice-presidente estadual do Partido Progressistas em Pernambuco descartam a possibilidade de a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro e as investigações da Polícia Federal sobre a venda ilegal de joias dadas como presente ao então presidente em missões oficiais atrapalhem uma possível candidatura da deputada federal Clarrisa Tércio à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.
A deputada, apoiadora de Bolsonaro, teve o nome referendado como pré-candidata às eleições do próximo ano no município, durante convenção do PP que também oficializou seu nome como presidente do Diretório Municipal da legenda. O encontro aconteceu sábado (2/9), no auditório da Faculdade Guararapes, no bairro de Piedade.
“Clarissa vai fazer uma pré-candidatura propositiva. Esse negócio de dizer que é bolsonarista, que é lulista não se enquadra política. A gente tem é que discutir infraestrutura, saúde, educação, iluminação pública. Não tenho dúvida de que a gente vai discutir majoritariamente isso, discutir uma política estrutural”, ressaltou Lula da Fonte.
O presidente estadual da legenda reforça a posição do filho. “De forma nenhuma (as questões de Bolsonaro serão um dificultador). Clarissa tem princípios. Ela defende a família, a vida. São princípios fundamentais para política e ela não foge deles. Ao contrário. Ela fortalece e também coloca na mão do partido o desafio de buscar, de aglutinar lideranças de outras siglas”, enfatizou Eduardo da Fonte.
O deputado registrou que o encontro do sábado (2/9) já sinalizou isso quando reuniu representantes de outros partidos da Assembleia Legislativa – Danilo Godoy (PSB) e Gustavo Gouveia (Solidariedade) – prefeitos e vereadores de vários municípios. “É só o começo, para que a gente possa aglutinar uma grande frente política, e, principalmente, uma frente comprometida com os desafios que Jaboatão coloca nas ruas. Precisamos buscar soluções para resolver esses problemas”, declarou.
A deputada deve enfrentar um grupo também liderado por evangélicos e defensores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O deputado federal André Ferreira e o ex-prefeito de Jaboatão e presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, apoiam a reeleição do atual prefeito, Mano Medeiros, que foi vice de Anderson antes de ele disputar o Governo do Estado no último pleito.
Campanha contra a máquina municipal
Concorrer com a máquina do Executivo municipal também é um obstáculo amortizado por Lula da Fonte. “A gente disputa contra a máquina, mas a gente tem o respaldo de quatro deputados federais do partido, o respaldo de nove deputados estaduais. Não tenho dúvida de que se colocar na balança, quem tem a maior força política, seja na Assembleia seja na Câmara Federal, é o Partido Progressistas”, enfatizou.
Com a pré-candidatura nas ruas, o presidente Eduardo da Fonte diz ser hora de “muito trabalho”. “Vamos entrar agora na fase de planejamento, de pensar em soluções para os problemas que Jaboatão enfrenta. Como a própria deputada diz, é um desafio muito grande, mas que com certeza será um desafio vitorioso”, aposta Eduardo da Fonte.
Fonte – Blog da Folha