Carnaval do Recife movimentou R$ 2,4 bilhões e recebeu mais de 3,4 milhões de foliões; prefeitura cogita juntar Data Magna aos dias oficiais de folia em 2025
Mais de 3,4 milhões de foliões brincaram o carnaval no Recife em 2024, gerando uma movimentação econômica de mais de R$ 2,4 bilhões e a criação de 57 mil postos de trabalho temporários. Os números foram divulgados pela prefeitura nesta Quarta-feira de Cinzas (14), em coletiva de imprensa no Paço do Frevo, no Bairro do Recife.
Durante a coletiva, também foi anunciada a possibilidade de, em 2025, o feriado da Data Magna (6 de março) ser acrescentado aos dias oficiais de folia, já que a Quarta-feira de Cinzas do ano que vem cai no dia anterior, 5 de março. Segundo o prefeito João Campos (PSB), o assunto será debatido internamente.
“Vai ter que ser conversado porque vai ter um feriado em Pernambuco na quinta-feira. Em resumo, a turma quer sete dias, uma semana seguida de carnaval. A gente sabe que é um pedido justo, os astros conspiram a nosso favor porque tem esse feriado logo na quinta-feira. Isso vai ser avaliado mais para frente. Agora nós vamos deixar pronto a possibilidade de manter a antecipação como foi feito neste ano”, afirmou, se referindo ao início oficial da festa, que foi adiantada para a quinta-feira pela primeira vez na história.
De acordo com o balanço da prefeitura, o público deste ano cresceu 20% em relação a 2023, que registrou 2,7 milhões de pessoas na folia.
Ainda segundo a gestão municipal, o Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul, teve movimentação de mais de 150 mil pessoas, com 196 voos extras para suprir a demanda dos passageiros além dos 1.477 regulares.
Para receber o grande volume de turistas que chegaram à cidade, a rede hoteleira ocupou 96% de suas vagas no período entre 9 e 13 de fevereiro, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE).
De acordo com o prefeito João Campos, todas as expectativas foram cumpridas. “A gente chega com o sentimento de dever cumprido. A gente fez literalmente o maior carnaval do Recife. Em todos os números a gente bateu recorde”, disse o prefeito.
Segundo o gestor, a abertura do carnaval na quinta-feira foi uma decisão que deve ser mantida nos próximos anos, assim como a subida do Galo Gigante na quarta-feira que antecede os festejos. “Se todo país do mundo tivesse um Galo da Madrugada, a gente não teria guerra”, brincou João Campos, referindo-se ao maior bloco do mundo.
O prefeito também colocou em pauta a disputa entre os carnavais das grandes capitais. Para ele, esta questão é uma brincadeira saudável, que deve ser estimulada.
Fonte – G1