Notícias

Sileno Guedes pede providências após empresa entregar operação de linhas de ônibus


A ofensiva de comunicação da governadora Raquel Lyra (PSDB) ao propagandear a operação de 185 novos ônibus no Grande Recife não se sustenta junto à população de bairros da Zona Sul do Recife, de Jaboatão dos Guararapes e de Ipojuca, que vivem o medo da falta de transporte após a empresa Vera Cruz anunciar que quer deixar de operar nove linhas na região. A permissionária atende 42 mil passageiros diariamente, uma preocupação que levou o deputado Sileno Guedes (PSB) a fazer cobranças ao Governo do Estado durante sessão plenária na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Para o parlamentar, um dos pontos mais graves desse episódio é a falta de um posicionamento do Grande Recife Consórcio de Transporte e do próprio governo, que, até o momento, não anunciaram providências para amenizar os transtornos nessas localidades após o anúncio da Vera Cruz.

“Essa mesma empresa tem mais de 50 veículos interditados pelo próprio Consórcio por falta de manutenção. A população está prestes a ficar sem poder fazer uso desse serviço”, lamentou o deputado.

Sileno ainda questionou a demora do Governo do Estado no envio de um projeto de lei que institua o subsídio para cobrir o custo de R$ 60 milhões referente à implantação do bilhete único, em vigor desde 3 de março. Segundo o parlamentar, a lei 17.878/2022, que tratava da remuneração das empresas de ônibus, expirou em dezembro sem ser prorrogada pela gestão Raquel Lyra. Ele ressaltou também que, desde julho, o Estado não honra o compromisso de pagamento das operadoras.

“No último dia 4, fizemos esse alerta durante audiência pública nesta casa e não deu outra. O bilhete único foi implantado e é algo que todos nós sempre defendemos, mas os subsídios para garantir esse benefício sequer estão assegurados por lei, já que nenhum projeto foi enviado para cá. Há o risco muito grande de o passageiro ficar com o bilhete único na mão enquanto espera ônibus que não chegam à parada ou que chegam mais cheios e em situação ainda mais precária”, avaliou.
Fonte – Blog Ponto de Vista

politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *