Como ficaram as bancadas da Câmara do Recife após a janela partidária
Após o fim da janela partidária, a Câmara Municipal do Recife tem uma nova configuração. Os vereadores da capital tiveram até a última sexta-feira (5) para se afastar das respectivas legendas e até o último sábado (6), para serem integrados a um novo partido.
O PSB, que já era a maior bancada do Legislativo municipal, recebeu mais três nomes e agora soma 15 parlamentares, dando ainda mais força ao prefeito João Campos na Câmara. Entre os novos filiados estão Andreza Romero, Chico Kiko, Eriberto Rafael Zé Neto.
O PT não ganhou nem perdeu ninguém, tornando-se a segunda maior bancada da Câmara, com três vereadores, empatado com o PL, que subiu um número com a chegada de Paulo Muniz (ex-Solidariedade), e o PSD, que ganhou Doduel Varela (ex-PP).
Na sequência, ficaram MDB, PP, PV, PSOL e Republicanos, com dois vereadores, cada. Os partidos Novo, Avante, PCdoB, Rede, e PRD contabilizam um vereador, cada.
Quatro partidos perderam representantes na Câmara: Podemos, que perdeu três parlamentares, PSC (que teve parlamentares migrando para o Novo e PP), Solidariedade, que perdeu seus dois vereadores para o Republicanos e PL, e PRTB, que viu Marco Aurélio Filho migrar para o PV.
Por outro lado, três partidos ganharam vereadores na Câmara: Novo, que recebeu Felipe Alecrim (ex-PSC), PRD, que ganhou o ex-Republicanos Gilberto Alves, e a Rede Sustentabilidade, com Ebinho Florêncio.
Atualmente, a Câmara do Recife tem 39 vereadores, mas na próxima legislatura serão eleitos dois parlamentares a menos, já que a capital pernambucana registrou redução no número de moradores no último censo do IBGE.
Fonte – Blog do Jamildo
#politicapernambucana #politica