Notícias

Vinicius Castello assina carta compromisso para proteção do frevo

O candidato à Prefeitura de Olinda, Vinicius Castello (PT), assinou, na noite desta quinta-feira (17), uma carta compromisso pela salvaguarda do frevo juntamente com representantes de mais de 70 agremiações e personalidades carnavalescas de Olinda. O evento aconteceu no Casbah, no Carmo.

Ao todo, o documento possui 13 pontos. Entre eles estão a promoção de ações culturais além do Sítio Histórico, a criação de um local com salas de ensaio e local de pesquisa a elaboração de um calendário de pagamento que seja cumprido e facilitação da comunicação entre os fazedores do frevo e a gestão municipal.

“No meu governo, a Cultura será prioridade. A Cultura vem para poder resgatar nossa alma, o nosso sentimento do que é ser cidadão olindense, a nossa história, o nosso pertencimento. Mas para isso precisa de oportunidade, precisa valorizar as agremiações, os mestres e mestras, precisa fazer com que o povo de Olinda tenha acesso ao que é seu direito. E isso será feito com muito diálogo, para que a cultura popular seja protagonista”, declarou Vinicius.

Ainda de acordo com o candidato, os 13 compromissos da carta “já deveriam ser base” para a proteção e manutenção da história do ritmo. “Isso é o início para todo o potencial de valorização que a gente precisa ter para salvaguardar o frevo e manter viva a nossa história”, complementou.

O evento contou com a presença de vários integrantes da cultura estadual, entre eles o superintendente do IPHAN em Pernambuco, Gilberto Sobral; o mestre bonequeiro Silvio Botelho, o artista plástico Fernando Duarte, que é um dos idealizadores do Coletivo 13; a secretária estadual de Cultura do PT, Elza Medeiros; além de diversas agremiações como Eu Acho é Pouco, Ceroulas, Elefante de Olinda e Minhocão.

A carta da salvaguarda do frevo é o quarto compromisso com o setor da Cultura firmado por Vinicius. O candidato já se comprometeu com o desenvolvimento e a valorização da Cultura, a preservação do patrimônio histórico nacional e cultural da humanidade e o fortalecimento das artes cênicas olindenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *