Mendonça Filho propõe diálogo para reabertura de igrejas em Pernambuco
Destacando a importante função das igrejas e templos religiosos numa crise sem precedentes como a do Coronavirus, O ex-ministro Mendonça Filho defende que Pernambuco siga o exemplo de Goiás e dialogue com as igrejas sobre plano de reabertura. “O diálogo é a base de tudo. É preciso ouvir e por meio do diálogo construir uma solução inteligente entendendo a importância da fé num momento como este. Há formas de garantir segurança da população e manter as celebrações”, destacou Mendonça, em live no instagram com o pastor e cantor gospel, Jairinho.
O ex-ministro defendeu exemplos como o do Estado de Goiás, que autorizou, por meio de decreto a abertura das igrejas, delimitando algumas regras para garantia do afastamento social. Em Goiás, as celebrações religiosas foram liberadas e poderão ser realizadas duas vezes na semana. Em algumas cidades, a celebração deve ocorrer apenas uma vez por semana. Entre as normas sanitárias que devem ser cumpridas estão: a obrigatoriedade do uso de máscaras, proibição de participantes do grupo de risco, aferição de temperatura por termômetro infravermelho e limite de ocupação 30% da capacidade.
Durante a live com o ex-ministro, O pastor Jairzinho defendeu a reabertura dos templos como atividade essencial. “A igrejas um papel que O Estado não faz. A igreja lida com a fé,a alma das pessoas, cuida dos problemas entre casais, olha para as famílias e tem uma atenção à comunidade com trabalhos de caridade e assistência”, declarou.
Fonte – Portal de Prefeitura