Vice-líder do governo Geraldo Julio diz que Fred Ferreira quer ‘fazer média’ com cunhado prefeito em Jaboatãov
O governo reagiu imediatamente à provocação da oposição, nesta terça-feira. Com uma fala do vereador e vice-líder do governo Rinaldo Junior.
Uma semana após a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes anuncia isenção na taxa de iluminação pública para população de baixa renda, a Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (28), em sessão virtual, requerimento do vereador Fred Ferreira (PSC) em que o parlamentar solicita ao prefeito do Recife, Geraldo Julio, a isenção da taxa de Contribuição de Iluminação Pública (CIP) para quem consome até 220 kilowatts.
De acordo com o parlamentar, a medida ajudaria mais de 80 mil famílias carentes incluídas em programas sociais de transferência de renda e que precisam de todo auxílio neste momento de crise provocada pelo coronavírus.
No dia 21 de abril, medida semelhante foi anunciada pelo prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL).
O vereador Fred Ferreira que a medida deveria vigorar no Recife já a partir deste mês de abril, com validade de três meses.
“O presidente Jair Bolsonaro concedeu a isenção da conta de luz por três meses. O prefeito Geraldo Julio poderia seguir o exemplo de Jaboatão e trazer esse benefício para o Recife. Isso vai fazer diferença numa parcela da população que está sendo muito afetada por toda paralisação da economia”, argumentou o vereador.
Fred Ferreira alega que o Governo do Estado concedeu isenção do ICMS sobre as contas de energia para quem consome até 220 kw.
“Somado aos benefícios já existentes, a isenção cobrança da taxa de iluminação pública faria com que as pessoas de baixa renda que estão incluídas nos programas sociais do governo não tivessem qualquer tipo de cobrança na conta de luz. Seria mais uma medida no sentido de superarmos essa crise”, afirmou o parlamentar.
“O vereador Fred Ferreira deveria estar mais atento às funções pela qual foi eleito pelo povo do Recife e esquecer um pouco as ações do seu cunhado e prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, bem como desse desgoverno Bolsonaro. Todos nós, vereadores do Recife, estamos trabalhando de forma remota nesse período de pandemia, e acompanhar as seções com toda atenção é fundamental para o bom legislador. Se ele o assim fizesse, perceberia que desde o último dia 22, o prefeito do Recife protocolou um projeto de lei que concede isenção para o custeio da iluminação pública (CIP) para quem consome até 220 KWh, de 1 de abril a 30 de junho. Vale lembrar, que antes da pandemia, a Prefeitura do Recife já concedia essa inserção para famílias que consumia até 80 KWh.
Acreditamos que o vereador tenha esquecido checar uma informação tão básica como essa, onde simplesmente lendo a ordem do dia, evitaria de levá-lo ao erro. Mas, não acreditamos ter sido de má fé, já que nesse complexo momento que vivemos, de pandemia, essa atitude não seria tolerada por ninguém, nem mesmo pelos eleitores que o elegeram.”, escreveu Rinaldo Junior, vereador do Recife.
Fonte – Blog do Jamildo