PE pede apoio do Exército para aumentar isolamento social e anuncia uso obrigatório de máscaras em ruas
O governo de Pernambuco solicitou apoio ao Comando Militar do Nordeste (CMNE) para intensificar as ações de isolamento social, devido ao crescente número de casos de Covid-19. O secretário estadual de Saúde, André Longo, disse, nesta segunda (4), que a atitude foi adotada devido à falta de resposta do Ministério da Saúde (MS) sobre a possibilidade de um “lockdown”, que é o bloqueio total para enfrentar a pandemia.
O pronunciamento do secretário foi feito durante coletiva de imprensa transmitida pela internet. André Longo disse, ainda, que o próximo passo a ser adotado pelo estado é um decreto de utilização obrigatória de máscaras pela população em geral, ao sair nas ruas. Antes, havia apenas uma recomendação Nas ruas, nem todo mundo está usando a proteção de forma correta.
“Nós não vamos ficar dependentes da posição do governo federal. O governador Paulo Câmara (PSB) enviou para o Comando Militar do Nordeste [Exército] um ofício solicitando apoio. Também foi feito um documento para o presidente da Caixa Econômica Federal para que a gente possa ter uma atuação harmônica, cada um cumprindo um papel em relação às filas, porque é praticamente impossível que a gente entre numa quarentena com tanta gente nas filas”, declarou o secretário.
O secretário de Saúde disse, ainda, que a falta de unidade nas informações repassadas por estados e municípios e pelo Ministério da Saúde e pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, (sem partido) prejudicam o combate à pandemia. No fim de semana, o presidente voltou a apoiar manifestações antidemocráticas e inconstitucionais.
O G1 questionou o Comando Militar do Nordeste e o Ministério da Saúde sobre os pedidos do governo de Pernambuco, mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta.
Fonte – G1