Notícias

Com mais de 200 pacientes esperando por UTI, PE pede 100 respiradores ao Ministério da Saúde

O governo de Pernambuco solicitou ao Ministério da Saúde (MS), nesta quinta-feira (7), o envio imediato de 100 ventiladores mecânicos para implantar mais 60 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede estadual. O ofício foi encaminhado ao ministro Nelson Teich e também visa reforçar as salas de estabilização das 15 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O estado tem mais de 200 pacientes à espera de um uma vaga de terapia intensiva, segundo a Secretaria de Saúde.

Na quarta-feira (6), de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde, Pernambuco contava com 454 leitos de UTI e tinha 98% das vagas ocupadas. Há, ainda, 461 leitos de enfermaria, que têm 86% da capacidade utilizada. A média geral de ocupação é de 91% dos 915 leitos disponibilizados para os pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).
De acordo com o governo do estado, foram abertos, em 45 dias, mais de 900 leitos voltados exclusivamente para os pacientes com suspeita de Covid-19, sendo 467 de UTI.
“No entanto, a taxa de avanço do vírus tem se ampliado de forma significativa e tem gerado um impacto crescente nos sistemas público e privado de saúde”, diz o ofício.

O governador Paulo Câmara (PSB) e o secretário estadual de saúde, André Longo, informaram que “atualmente mais de 200 pacientes estão nas UPAs estaduais sendo assistidos com suporte de oxigênio e/ou ventilação mecânica, mas aguardando uma vaga de UTI”.
Ainda segundo o governo, a maior dificuldade para ampliação dos leitos de UTI é a indisponibilidade de respiradores no mercado. A Secretaria de Saúde adquiriu 525 unidades em diversos fornecedores nacionais e internacionais, mas os prazos de entrega têm sido continuamente postergados.
No sábado (2), o governo recebeu uma remessa de 30 dos 65 respiradores já anteriormente solicitados pelo governador ao Ministério da Saúde.
Fonte – G1

#politica #politicapernambucana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *