A polarização da eleição de Jaboatão dos Guararapes
Neste momento de Covid-19, a eleição e a política tiveram que ser relegadas a um segundo plano, uma vez que a necessidade neste momento é salvar vidas. Apesar disso, cresce na cidade um sentimento de polarização na disputa entre o atual prefeito Anderson Ferreira, que tenta a reeleição, e o ex-deputado federal e ex-candidato a senador Silvio Costa.
Enquanto o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, executam medidas de combate à Covid-19, há um time de especialistas que pensa a política pós-pandemia. Este grupo faz pesquisas, estuda cenários políticos, conversa com formadores de opinião e elabora estratégias para todos os municípios pernambucanos.
A cidade de Jaboatão dos Guararapes pela sua potencialidade econômica, política e eleitoral terá papel determinante no processo eleitoral de 2022, e aquele que for o prefeito, seja o atual Anderson Ferreira, ou outro nome, será um ator imprescindível nas eleições gerais. Todos sabem que pela nossa constituição não há espaço para prorrogação de mandatos, o que naturalmente se faz avaliar que tudo caminha para uma mudança no processo eleitoral para novembro, no mais tardar dezembro.
Os articuladores do Palácio do Campo das Princesas apostam na competitividade de Silvio Costa para enfrentar Anderson Ferreira, devido a sua dimensão nacional como deputado federal e como uma importante voz do Congresso Nacional. Quando se encerrar a quarentena, as articulações devem avançar no sentido de Silvio ser o candidato de uma ampla frente política de oposição contra o atual prefeito Anderson Ferreira, que não só buscará a reeleição como também poderá se projetar para um voo mais alto em 2022.
Fonte – Edmar Lyra