Recife anuncia busca e apreensão de respiradores pela Justiça e agendamento de testes para profissionais de saúde
A Justiça cumpre, nesta quinta-feira (14), um mandado de busca e apreensão para garantir o recebimento, pela prefeitura do Recife, de mais respiradores para os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais de campanha construídos para combater o novo coronavírus. A informação foi divulgada, em entrevista transmitida na internet, pelo prefeito Geraldo Julio (PSB), que não disse quanto equipamentos devem ser entregues ao município.
“Esses respiradores já foram comprados e estamos aguardando a entrega pelos fornecedores, inclusive a gente já colocou duas ações na Justiça para garantir os respiradores. Na manhã desta quinta, temos o cumprimento do mandado de busca e apreensão para garantir o recebimento de respiradores para a prefeitura do Recife. A Justiça vai cumprir esse mandado para ir buscar os respiradores que a gente comprou ainda no mês de março e que ainda não foram entregues.”
Segundo Geraldo Julio, dos mais de 600 leitos criados na cidade, 119 contêm respiradores. Na entrevista, o prefeito destacou a compra de mais de dez mil equipamentos hospitalares e a contratação de mais 916 profissionais de saúde para trabalharem no combate à Covid-19, doença causada pelo novo vírus.
“A gente chegou a uma contratação de 3.318 profissionais para trabalhar no enfrentamento a essa emergência de saúde, sendo 425 médicos e 536 enfermeiros. É uma contratação de peso para atender a essa necessidade urgente dos pacientes da Covid-19”, disse.
Fonte – G1