Número de pacientes curados da Covid-19 chega a 60,9% do total de contaminados em Pernambuco
Pernambuco tem 25.569 pacientes curados do novo coronavírus. O número, divulgado nesta quarta-feira (10), representa 60,97% do total de pacientes que contraíram a Covid-19. São, ao todo, 41.395 pessoas que receberam o diagnóstico positivo no estado. Em oito dias, o número de curados em proporção aos doentes aumentou 8,62%.
Em coletiva de imprensa transmitida pela internet, o secretário estadual de Saúde, André Longo, detalhou o boletim de casos de coronavírus desta quarta. Segundo ele, foram confirmadas 78 mortes no estado.
“São 37 pacientes do sexo masculino e 41 do sexo feminino, de 18 municípios, além de dois pacientes de outros estados, que infelizmente morreram em Pernambuco. Os pacientes tinham entre 28 e 93 anos e 62 mortes ocorreram entre 20 de abril e 6 de junho”, afirmou o secretário.
Nesta quarta-feira, o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde também aponta que Pernambuco ultrapassou a marca de mil crianças de 0 a 9 anos com coronavírus. São 1.011 casos, sendo 769 leves e outros 242 considerados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).
Profissionais de Saúde
O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, disse que diminuiu 87,6% o número de profissionais de saúde afastados do trabalho devido à Covid-19, na capital pernambucana. São, atualmente, 121 pessoas sem ir ao trabalho por causa da contaminação. Nos piores momentos, houve 977 casos.
“A gente tem falado de várias outros aspectos que indicam a desaceleração da curva, da diminuição de atendimentos, tanto na atenção básica quando na atenção especializada para Covid-19, como novas internações de UTI, de leitos, novos chamados para o Samu. Tudo isso em curva decrescente, em curva de declínio, e um dado interessante que nós temos 121 profissionais de saúde afastados por Covid-19 e, logo antes do lockdown, no dia 12 de maio, chegamos a ter 977 profissionais afastados”, declarou.
Até o momento, em Pernambuco, são 12.936 casos confirmados de profissionais de saúde com coronavírus. Houve, ainda, 13.871 casos descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada.
Fonte – G1