Notícias

Câmara arquiva pedido de abertura de CPI para investigações de compras da Prefeitura do Recife

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Eduardo Marques (PSB), arquivou o requerimento para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa para investigar compras da Prefeitura do Recife no combate à pandemia do coronavírus (Covid-19).

Investigada na Operação Antídoto, deflagrada pela Polícia Federal no último dia 16 de junho, a abertura da CPI mira em sete dispensas de licitação para a compra de equipamentos hospitalares.

O vereador do Recife Jayme Asfora (Cidadania) protestou contra o arquivamento. Ele havia pedido para que a votação da pauta fosse adiada, o que foi negado pelo presidente da Casa.

“Eu queria pedir o adiamento da discussão, com base no artigo 317 (do regimento) que me permite requerer o adiamento da discussão”, disse Jayme.
Na pesquisa de proposições dos projetos no site oficial da Câmara, consta que o requerimento foi apresentado no dia 15 de julho.

“Eu queria usar esse prazo para conversar melhor com os vereadores individualmente, fazer uma discussão democrática, para tentar explicar o porquê e cravar o bom diálogo democrático, transparente, com cada um dos pares”, disse Jayme.
Eduardo Marques justificou a negativa ao afirmar que o requerimento foi recebido pela presidência da Casa no dia 1º de julho.

“Então hoje nós temos que colocar por força do regimento dessa casa para que façamos nesse momento uma consulta ao plenário, no sentido de que os vereadores que queiram subscrever o requerimento se manifestem positivamente nesse sentido”, afirmou o presidente.
Sete vereadores declararam apoio ao requerimento: Jayme Asfora, Renato Antunes (PSC), Fred Ferreira (PSC), Ivan Moraes (PSOL), André Régis (PSDB), Rogério de Lucca (PP), Michelle Collins (PP), esses dois últimos os únicos da bancada de governo. Esse número é inferior ao apoiamento de um terço dos vereadores para instaurar uma CPI, de acordo com o Regimento Interno da Câmara do Recife.
Fonte – Portal de Prefeitura

#politicaperrnambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *