Lucas Ramos afirma que ações da gestão municipal não chegam a todos de Petrolina; Secretário de Governo rebate
O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) comentou sobre as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Petrolina para melhoria na qualidade de vida da população durante entrevista ao Programa Carlos Britto na Rural FM. O parlamentar afirma que “existem controvérsias” quanto a esses avanços que foram promovidos na cidade”.
“Essa Petrolina da propaganda não chega na periferia, não chega na zona rural, nem na área irrigada, nem na área de sequeiro. É uma Petrolina que é favorecida para quem mora no Centro da cidade. Para quem é amigo do rei, para quem tem cargo comissionado e isso não enche a mesa, não garante a renda mensal, não garante a felicidade e nem a sobrevivência das famílias petrolinenses que hoje estão à margem do poder público, sem acesso às políticas públicas, sem ter oportunidade em suas vidas e sofrendo. Então, é justamente por ter essa diferença no pensamento sobre a gestão atual que a gente está promovendo esses encontros. Reunindo as pessoas que pensam em Petrolina de uma forma diferente e isso é sim um motivo para unir forças políticas. Isso é um grande motivo para que a gente possa aparecer juntos em favor de Petrolina”, pontuou.
Sobre a live que participou nesta segunda-feira (20) com o vereador Elismar Gonçalves, o advogado Júlio Lóssio Filho e com o ex-prefeito do município, Julio Lossio, em que discutiram o futuro do município, ele disse que “a ideia é para a gente trazer exatamente a experiência de quem viveu oito anos à frente da gestão municipal com a energia de quem pretende construir soluções para os próximos anos”. Quanto à possibilidade de uma composição entre os dois grupos políticos nessa eleição, o deputado foi direto. “Eu nunca escondi isso, é uma estratégia nossa de aproximar o grupo do ex-prefeito Julio Lossio do governador Paulo Câmara, a quem foi oposição durante todo tempo que esteve à frente da Prefeitura de Petrolina, quando o grupo do prefeito era aliado do governador.
Hoje esse cenário se inverte, afinal de contas a escolha do PSD já foi uma sinalização que é possível, sim, fazer essa conversa”.
Com relação à união das oposições em Petrolina, Lucas diz acreditar que algumas candidaturas são irreversíveis, como do ex-deputado Odacy Amorim (PT). “Acho que tem mais caminhos para conversar sobre uma composição com o vereador Gabriel Menezes, com o ex-prefeito Julio Lossio. E sabendo que o Podemos, com 35 candidatos a vereador, com um vereador de mandato, Elismar Gonçalves, sob a presidência do ex-vereador Quirino, com 12 anos como vereador da cidade de Petrolina, tantas vezes e tantos anos líder da oposição desse mesmo governo, na época era Fernando Bezerra Coelho, e a gente poder apresentá-lo como alternativa. Eu acho que sim, fico otimista por um encontro dessas forças políticas”, finalizou.
Orlando Toletino
Em resposta às declarações de Lucas sobre as ações da prefeitura privilegiarem apenas uma parte da população, o secretário de Governo e Agricultura do município, Orlando Tolentino, disse que “ele não mora em Petrolina, por isso ele desconhece as ações afirmativas da nossa cidade. Ações que sejam no perímetro urbano, quando você olha para a grande obra da bacia do Dom Avelar. O prefeito levando saneamento, levando qualidade de vida para as pessoas que ali moram. E o deputado talvez não conheça, não sabe, se ele não botar no waze ele não sabe nem chegar ao Dom Avelar. Essa é uma ação que não é na Orla de Petrolina. Então, o deputado precisa refazer, porque Petrolina não quer esse debate baixo, esse debate que desqualifica”.
Toletino também elencou algumas das ações realizadas pela gestão atual. “O prefeito tem feito investimentos em diversos eixos da nossa cidade, seja na questão da mobilidade, um avanço significativo na saúde. Petrolina é destaque porque a secretaria, desde o primeiro momento, tem prestado contas, mas tem sobretudo alcançado as pessoas com serviços e ofertas na preocupação com o Covid. Um avanço na educação, onde temos o melhor Ideb das grande cidades de Pernambuco”.
O secretário afirmou ainda que não é o momento adequado de tratar das eleições. “O prefeito no momento certo vai falar de eleição. O que o povo quer saber é de entrega (de obras), mas sobretudo uma preocupação e um cuidado com a nossa gente. Deixemos o debate eleitoral no momento apropriado. Até porque, as decisões em Petrolina são tomadas em Petrolina. O deputado vai se reunir com o chefe dele no Recife, o povo não quer isso. O povo quer saber de alguém que mora, que se preocupa com a nossa gente e o prefeito tem feito isso com maestria”, cutucou.