Notícias

João Campos votou contra saneamento no Congresso, mas Paulo Câmara celebra sete anos da maior PPP do país

Apesar da maior parte da bancada do PSB ter votado contra o novo marco legal do saneamento, inclusive o deputado federal João Campos (PSB), o Governo do Estado acredita nas parcerias com empresas privadas para acelerar o saneamento.

Na capa do Diário Oficial desta sexta (31), o Governo do Estado celebrou a parceria de sete anos com a multinacional privada BRK Ambiental.

O novo marco legal do saneamento foi aprovado na Câmara dos Deputados, com o voto contrário de muitos deputados de esquerda, inclusive do PSB.

O texto abre mais espaço para a iniciativa privada atuar com mais força na exploração dos serviços de saneamento (abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana e redução e reciclagem de lixo).

Hoje a participação é pequena, de 6%.

“O governador Paulo Câmara está de parabéns por não demonizar, como os deputados do PSB, a participação de empresas privadas na expansão do saneamento. Faz bem em ignorar o voto de João Campos no Congresso”, diz uma fonte do blog, com ironia.

O Governo do Estado fez questão de destacar a parceria com a multinacional BRK Ambiental na primeira página do Diário Oficial desta sexta-feira (31).

Sem meias palavras, apesar do voto contra de João Campos no Congresso, o Governo de Pernambuco comemorou ser o “precursor” do novo modelo legal de saneamento no Brasil, aprovado pelo Congresso.

A Compesa, em seu site oficial, disse ter o “pioneirismo” no tema.

“O programa Cidade Saneada, desenvolvido em parceria com a BRK Ambiental, tem meta de ampliação da cobertura dos serviços de esgotamento sanitário para 90% e alcance de seis milhões de pessoas, até 2037. O programa foi precursor do tema que envolve saúde e qualidade de vida da população, uma questão ainda vislumbrada, na época do lançamento, pelo Marco Legal do Saneamento. O Projeto de Lei 4.162/2019 do novo marco foi sancionado apenas este mês, com vetos, pela presidência da República”, disse o Governo do Estado, no site oficial da Compesa.

A oposição, como o deputado Daniel Coelho, tem usado o voto do deputado João Campos no marco do saneamento para fazer duras críticas ao pré-candidato do PSB, inclusive em vídeos.
Fonte – Blog do Jamildo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *