João Campos quer área exclusiva para pedestres, ciclistas e usuários de transporte coletivo
Considerando o desafio mundial de colocar as pessoas no centro do debate sobre a mobilidade urbana, o deputado federal João Campos (PSB-PE) propõe a criação de uma área exclusiva na estrutura organizacional da Prefeitura do Recife para pedestres, ciclistas e usuários de transporte coletivo. Segundo ele, o setor deve se reportar diretamente ao prefeito para garantir a priorização das ações. “É importante ter foco e agilidade nas decisões que impactarão a vida da maioria da população. Estamos falando de 71% dos recifenses que vão a pé ou utilizam o ônibus como principal meio de transporte. Defendo que voltemos o nosso olhar à mobilidade humana”, afirmou João, antecipando o nome para essa área de atuação.
O parlamentar considera que houve avanços significativos nas gestões do PSB e que devem ser continuados, a exemplo do aumento das ciclovias (expansão superior a 420% na malha desde 2013) e da faixa azul (desde 2013, quando o projeto foi iniciado, a cidade já conta com cerca de 58 km de faixas exclusivas). João entende que as realizações são acertadas, tendo em vista o fato de que apenas 15% dos recifenses usam carro para ir ao trabalho e que, historicamente, já existem órgãos e políticas próprias para gerenciar a mobilidade urbana para esses veículos.
No entanto, para além do que já faz a Prefeitura, o deputado defende que se avance na discussão e se chegue a um novo patamar. “Para a próxima gestão, é preciso avançar e criar uma organização que garanta ainda mais prioridade na padronização e uniformização de todas as intervenções de acessibilidade, segurança, arborização, pavimentação de vias com calçadas ampliadas, faixas de ônibus, ciclovias, assim como aprofundar o debate em torno de iniciativas bem sucedidas ao redor do mundo”, complementa.
Fonte – Edmar Lyra