Notícias

A disputa entre Raquel e Marília nas redes sociais

Desde as eleições de 2018 que as redes sociais ganharam um significativo protagonismo nas disputas eleitorais com a ascensão de Jair Bolsonaro ao Palácio do Planalto. Então azarão, com menos de dez segundos de guia eleitoral, Bolsonaro conseguiu se fazer conhecido através das principais redes sociais. Na disputa de 2020 o processo de pandemia no país convergiu para uma necessidade de amplificar as estratégias dos candidatos nas redes sociais que culminaram na disputa deste ano, onde o advento se tornou fundamental, não só as redes sociais tradicionais como também os podcasts que se tornaram febre nesta eleição.

Em Pernambuco, considerando as três principais redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter, Marília Arraes (Solidariedade)  e Raquel Lyra (PSDB) travam uma disputa a parte, onde buscam garantir engajamento para suas candidaturas. Isso se tornou tão forte que as duas candidatas habituaram-se a dizer em entrevistas e debates que os eleitores deveriam buscar no Google.

No primeiro mandato como deputada federal, tendo disputado a prefeitura do Recife em 2020, Marília Arraes surge com 284 mil seguidores no Instagram, 111 mil no Twitter e 175 mil no Facebook, totalizando 569 mil seguidores nas três principais plataformas. Já Raquel Lyra que foi duas vezes prefeita de Caruaru possui 468 mil seguidores no Instagram, 17 mil no Twitter e 149 mil no Facebook, totalizando 634 mil seguidores nas três plataformas.

Ferramenta que mede o volume de buscas na web, o Google Trends é outro indicativo da disputa entre as duas candidatas, onde há uma vantagem de Raquel sobre Marília, a tucana tem 80% das buscas e a candidata do Solidariedade tem 20% no acumulado dos últimos sete dias. É importante frisar que esses números não significam intenções de voto, mas a curiosidade que as candidatas despertam no eleitorado, em especial sobre temas que são apresentados no guia eleitoral, as vezes sobre temas espinhosos, portanto nem sempre ter maior volume de buscas significa maior número de intenções de voto. Faltando uma semana para a eleição, Marília e Raquel deverão intensificar a presença digital para conquistar indecisos e consequentemente a vitória no próximo dia 30.

Fonte – Edmar Lyra

#politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *