Alepe elege novo conselheiro para o TCE nesta terça-feira
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) define, nesta terça-feira (23), quem será o candidato que vai ocupar a vaga da conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Teresa Duere, que deixou o cargo por aposentadoria compulsória no último dia 17.
Após a desistências de alguns parlamentares da disputa, três candidaturas foram oficialmente inscritas: a dos deputados estaduais Rodrigo Novaes (PSB), Joaquim Lira (PV), e do advogado Osvir Thomaz.
Conforme a alteração do Regimento Interno aprovada em plenário no final do mês passado, o processo de votação para a escolha dos Conselheiros do TCE será secreta. Antes, os parlamentares precisavam votar nominalmente, mas a atual Mesa Diretora alegou que se fazia necessário garantir “proteção da liberdade de consciência do parlamentar”.
Sem necessidade de tramitar por outras comissões, as indicações e os currículos devem ser aprovados na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), pela manhã, para depois seguirem para a votação no plenário à tarde.
Houve um entendimento de que não haverá sabatina entre os deputados, sob o argumento de que o regimento não obriga a realização do debate. O único que irá se apresentar durante a reunião da CCLJ é o advogado Osvir Thomaz.
Fonte – JC