Álvaro Porto defende Assembleia independente
Em entrevista ontem, à Rádio Folha FM 96,7, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), falou do trabalho pela independência da Casa e da defesa do diálogo em prol dos pernambucanos. O parlamentar ainda avaliou os desafios do Estado e o futuro do seu partido.
Independência e diálogo
“Nosso trabalho foi justamente esse, para a Casa ser independente, mas ser uma Casa que atenda os anseios dos pernambucanos. Nós estamos ali para trabalhar pelo povo de Pernambuco, afinal, a gente foi eleito pelo povo. E todos os projetos que chegam naquela Casa, todo deputado tem sua opinião.”
Base do Governo
“A governadora (Raquel Lyra, PSDB) está formando a base dela na Assembleia. Ainda não tem a base como uma coisa sólida. Então, eu acho que eles vêm trabalhando a respeito disso. Este mês é um mês de muito trabalho, com vários projetos que estão chegando à Casa, mas a gente está analisando, conversando. Eu acredito que, com um bom entendimento e com boa conversa, vamos chegar a um consenso para o que seja bom para Pernambuco, para os pernambucanos.”
Sistema tributário
“Eu acho que, aqui, Pernambuco deve igualar (a alíquota do ICMS à dos Estados vizinhos) . Não adianta você dar um aumento do ICMS aqui para gente ficar maior do que o da Paraíba, maior do que o Rio Grande do Norte, de Alagoas, que vai continuar no mesmo. Você vai aumentar o imposto, mas não vai aumentar a arrecadação. Porque a partir do momento que os outros estados estão com o ICMS mais baixo, Pernambuco vai continuar perdendo com isso.”
municípios
“A maioria dos municípios maiores, um exemplo é o Recife, não teve queda no ICMS, no fundo de participação. O maior prejudicado são os municípios do interior. Então, é uma coisa que tem que ser revista. Tem que ver essa divisão (de recursos arrecadados pelo Poder Público) que vai vir com esses novos tributos.”
Fonte – Folha PE