Notícias

As novas lideranças do MDB de Pernambuco

O MDB de Pernambuco construiu uma grande trajetória no estado, tendo governadores eleitos pela sigla como Miguel Arraes e Jarbas Vasconcelos, além de quadros importantes como Cristina Tavares, Dorany Sampaio, Sérgio Guerra, Cadoca e muitos outros nomes da política pernambucana. Mas desde a ascensão de Jarbas Vasconcelos ao Palácio do Campo das Princesas em 1998 e posteriormente sua saída do cargo em 2006, que o partido foi perdendo espaço no estado, diminuindo suas bancadas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O deputado federal Raul Henry foi um dos poucos que se mantiveram no partido, que foi alvo de uma disputa judicial com o senador Fernando Bezerra Coelho, cuja queda de braço foi vencida por Raul, mas o mesmo foi incapaz de ampliar a presença da legenda no estado, tanto que o deputado estadual eleito Jarbas Vasconcelos Filho teve que buscar abrigo no PSB porque o MDB não fez chapa para eleger deputados estaduais nas eleições deste ano.

O próprio Henry acabou prejudicado nas eleições deste ano, quando o partido foi preparado para eleger apenas um deputado federal. A expectativa inicial era que o próprio parlamentar pudesse conquistar a reeleição mas acabou surpreendido por Iza Arruda que elegeu-se deputada federal com mais de 100 mil votos.

A partir de fevereiro Henry não terá mais mandato em Brasília, o MDB terá como protagonistas o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, o prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, a própria deputada eleita Iza Arruda e o senador Fernando Dueire, que assumiu o cargo após a licença de Jarbas Vasconcelos.

Caberá a estes quadros a incumbência de resgatar o MDB de Pernambuco, que nos últimos anos virou satélite do PSB para manter os pequenos espaços de poder da legenda, abdicando inclusive de liderar uma candidatura ao governo de Pernambuco em 2022 com Miguel Coelho para manter-se na Frente Popular. Como aliado da governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), o MDB terá a missão de crescer e retomar seu protagonismo político e eleitoral de outrora em Pernambuco.

Fonte – Edmar Lyra

#politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *