‘Bebê Prefeita’ recebe chave símbolo da cidade e é “empossada” em Caruaru
A ação simbólica é uma estratégia do Unicef, realizada de forma intersetorial pelo município, para enfatizar a importância da atenção adequada a crianças de até seis anos de idade.
Pesando 2,965g e com 47,5 centímetros, a “Bebê Prefeita” de Caruaru, Ayume Melynda Félix Sobrinho, foi a primeira criança a nascer na Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres (MMSDP), nessa segunda-feira (21.10.2024), dentro da programação da X Semana do Bebê, realizada pela Prefeitura de Caruaru, com o apoio do Unicef. O prefeito Rodrigo Pinheiro fez a entrega simbólica da chave da cidade e o título de ‘Bebê Prefeita’ à criança, além de um kit enxoval.
Ayume Melynda é filha de Maria Witória Felix de Sales e de David Gabriel Lopes Sobrinho, que moram no bairro Nova Caruaru. Para ser diplomada, precisou que a mãe da pequena cumprisse os seguintes critérios: residir em Caruaru e ter feito, pelo menos, sete consultas de pré-natal, que no caso de Maria Witória, foram realizadas na UBS Nova Caruaru.
“Foi parto normal. Eu tive duas doulas, que ficaram lá me auxiliando, ajudando. O atendimento foi ótimo. As mulheres que me atenderam foram maravilhosas. Teve até uma hora que eu estava chorando e a doula ficou abraçada comigo. Ter minha filha nos braços foi maravilhoso, a melhor coisa, com meu marido do lado”, relatou a mamãe Witória. “A emoção foi inexplicável, naquele momento ali, que ela nasceu. Não tem outra sensação melhor, que ver sua criança bem, chorando naquele primeiro momento. O nome que eu escolhi para ela, Ayume, significa ‘avança sempre’, ‘beleza exuberante’, e que lembra bem o meu namoro com a mãe dela até o casamento”, pontuou o papai David.
“A gente comemora a Semana Nacional do Bebê, em Caruaru, fazendo hoje esse acompanhamento com a bebê prefeita Ayume Melynda, que nasceu na última segunda (21), atendendo todos os requisitos, durante essa semana especial, alusiva ao trabalho que a gente faz em conjunto com todas as secretarias, junto à primeira infância, estando aqui, neste ato simbólico, na nossa maternidade municipal, que é referência para todo Pernambuco”, enfatizou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.
A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para assegurar a atenção adequada a crianças de até seis anos de idade, tendo como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A cada edição ocorrem discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.
Em Caruaru, a programação está sendo conduzida de modo intersetorial, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), em parceria com as secretarias de Saúde (SMS) e Educação (Seduc), Políticas para Mulheres (SPM) e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).
A comemoração teve início na segunda (21) e segue até a sexta (25) na Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres (MMSDP), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e no Cerprinc.