Notícias

Cacique Marquinhos vence nas urnas, mas ainda não leva

Em Pesqueira, no Agreste pernambucano, o grito de vitória do Cacique Marquinhos (Republicanos) nas eleições do último domingo (15) continua engasgado na garganta. Apesar disso, Marquinhos e seu grupo ainda não comemoraram como gostariam. O motivo é que o resultado positivo pode não se concretizar por conta de uma batalha judicial que o cacique enfrenta em relação ao seu registro de candidatura.

Ele teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por ter sido condenado como um dos autores de um incêndio criminoso anos atrás. O que foi debatido no julgamento sobre a aprovação ou não da candidatura era se o fato teria alguma repercussão no Direito Eleitoral. A defesa ainda tentou alegar que o Indulto Presidencial poderia isentar Marquinhos da pena. Mas não funcionou e a Justiça manteve o registro reprovado.

Mesmo assim, Marquinhos levou sua campanha às urnas e venceu com 51,60% dos votos, derrotando a prefeita Maria José (DEM), que teve 45,48% dos votos. Apesar da vitória, o prefeito eleito pode não assumir o cargo em 2021. A defesa de Marquinhos entrou com recurso para tentar reverter a decisão, e o caso permanece sub judice, ou seja, aguardando nova determinação judicial.

O caso vem dividindo opiniões nas redes sociais da cidade há vários meses, e muita gente ainda acredita que ele poderá assumir o cargo. De acordo com o TSE, caso ele não seja diplomado, quem será nomeado interinamente como prefeito será o presidente da câmara.
Fonte – Carlos Britto

#politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *