Notícias

Câmara do Recife debate criação do Estatuto da Neurodiversidade e a atenção a pessoas neuroatípicas, como autistas, TDAHs, disléxicas

A Câmara Municipal do Recife debate, nesta quinta-feira (7), às 14h, de forma remota e presencial, a criação do Estatuto Municipal da Neurodiversidade, voltado à inclusão e ao atendimento de pessoas neuroatípicas, como autistas, TDAHs, disléxicas e down.  A iniciativa é da vereadora Liana Cirne, líder da bancada do PT na Câmara do Recife.

De acordo com a parlamentar petista, a dificuldade e muitas vezes a negativa de atendimento na rede pública de assistência e educação são problemas relatados com frequência pelas famílias de pessoas autistas.

“Com o diagnóstico de autismo, surgem não apenas desafios decorrentes da neurodiversidade num mundo intolerante e preconceituoso, mas também diversas violações de direitos e negativas de atendimento. Falta de assistência terapêutica e de apoio são as principais dificuldades enfrentadas pelas famílias. Muitas portas se fecham para quem não é neurotípico”, explica Liana.

Na Câmara Municipal do Recife, Liana Cirne é autora de uma série de iniciativas visando a assistência a pessoas neuroatípicas, sobretudo no tocante à educação e atendimento especializado, combate à discriminação, campanha de conscientização, qualificação dos servidores que prestem atendimento a essa população.

#politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *