Notícias

Câmara segue esvaziada e não votará nada importante antes do 2º turno

Na primeira semana depois do primeiro turno das eleições municipais, a Câmara dos Deputados ficou em ritmo mais lento, com o funcionamento de poucas comissões e sessão plenária apenas na terça-feira (8/10). A previsão é de que o esvaziamento permaneça até depois do segundo turno, marcado para 27 de outubro. Ao todo, 52 cidades do país vão voltar às urnas no fim do mês. Do Metrópoles. 

O clima morno pode dificultar a tramitação de propostas que conquistaram forte apelo popular nas últimas semanas, como as penas mais duras para quem causa queimadas em áreas de conservação e a limitação das apostas online, as chamadas bets. Ambas as pautas não avançaram nesta semana na Casa.

Havia uma expectativa de que propostas que envolvessem ambos os temas avançassem, mas a única pauta de repercussão que avançou na Casa Baixa durante a semana foi o pacote contra o Supremo Tribunal Federal (STF), aprovado na Comissão de Constituição (CCJ) da Câmara.

Foram duas propostas de emenda à Constituição (PECs) e dois projetos de lei (PLs) que, entre outras coisas, acabam com decisões monocráticas de ministros para suspenção de leis e atos de presidentes de outros Poderes, permitem que o Congresso derrube decisões do STF e novas hipóteses de crime de responsabilidade para magistrados. Todas agora dependem do aval do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para avançar.

A comissão é comandada pela deputada bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC), que tinha como objetivo enquanto presidente fazer as pautas do bolsonarismo avançarem na Câmara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *