Notícias

Chapa de Marília já não conta com apoio de Eduardo da Fonte a André de Paula

Quando ainda cresciam os rumores de que o PP recuaria dos planos de declarar apoio a Marília Arraes, o presidente estadual da sigla, Eduardo da Fonte, a pessoas próximas, sinalizara, em conversas reservadas, que a permanência na Frente Popular não impediria o apoio ao pré-candidato ao Senado, André de Paula. No Palácio das Princesas, se admitia, ali, inclusive, que esse movimento seria admissível.

Por lá, se ponderava que uma parte dos prefeitos eleitores de André já votariam no pré-candidato do PSB ao Governo do Estado, Danilo Cabral, movimento que levaria a uma aceitação da postura de Eduardo da Fonte, caso ele mantivesse o apoio do dirigente estadual do PSD, mesmo votando no socialista para governador. O detalhe é que, hoje, depois de o PP ter batido o martelo no apoio a Danilo, a relação com André de Paula já não seria mais a mesma.

Ao menos, no conjunto comandado por Marília, já não se conta com apoio de Eduardo ou do PP a André. E não só prevalece o entendimento de que Eduardo não votará em André como essa informação é ancorada, inclusive, em entendimento recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O TSE, realçam fontes que acompanham as movimentações, respondendo a consulta recente, deixou claro que um partido não poderá formalizar apoio a um candidato a governador de uma coligação e a um senador de outra.

Em outras palavras, em sessão administrativa do último dia 21 de junho, o plenário do TSE decidiu que partidos coligados para concorrer ao governo do Estado não podem fazer outra aliança para o cargo de senador. E uma costura informal não é o que o conjunto encabeçado por Marília esperava. O importante, observam fontes em reserva, é o tempo de televisão da legenda, que foi hipotecado ao PSB, à medida que o PP estará coligado com a sigla na majoritária.

Outro fator ainda pesa: André e Marília pretendem fazer campanha de forma harmônica e alinhados e o movimento de Eduardo já não contemplaria os dois. Eduardo da Fonte ainda não se pronunciou sobre o tema, que tem tratado com cautela desde que deu os primeiros passos na direção de ficar na Frente Popular. 

Fonte – Folha PE

#politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *