“Completamente equivocada”, diz Humberto Costa sobre postura de Ciro Gomes contra Lula
Apesar de ainda não ter conquistado protagonismo nas pesquisas de intenção de voto a 20 dias das eleições, Ciro Gomes (PDT) tem chamado atenção de outra forma: lançando ofensivas constantes a Lula. O ex-governador do Ceará tem forjado um discurso onde o petista surge como o responsável pela chegada de Bolsonaro ao poder. Tal posicionamento tem sido utilizado por bolsonaristas e gerado revolta entre apoiadores lulistas, que têm primado por uma união política para vencer Bolsonaro nas urnas. Em entrevista ao Diario, o coordenador da campanha do líder petista em Pernambuco, o senador Humberto Costa (PT), lamenta a postura de Ciro. “É uma posição completamente equivocada”, avalia.
A figura de catalisador de votos para Bolsonaro atribuída a Ciro Gomes tem se fortalecido em tom de crítica entre os aliados de Lula, isso porque figuras próximas a Bolsonaro têm utilizado os discursos de Ciro para fortalecer o clima antipetista no país. Um episódio recente ilustra bem esse cenário. Com o apoio da ex-ministra Marina Silva (Rede) a Lula – oficializado hoje durante coletiva de imprensa – o ministro da Comunicação do governo Bolsonaro, Fábio Faria, postou, no domingo, um vídeo em que Ciro Gomes aparece ironizando a postura de Lula com Marina. Na legenda publicada pelo ministro no Instagram aparecem os seguintes dizeres: “com a palavra, Ciro Gomes”.
“O Bolsonaro é cria da cultura de ódio do Lula e do PT. Né [sic] não, Marina Silva?”, questiona o candidato do PDT durante a gravação. “Todo mundo no Brasil, Lula, sabe o que vocês fez de desonesto, de cruel, de mentiroso, de odiento, que o PT fez, com sua ordem, contra Marina Silva”, continua o candidato.
Uma das principais lideranças políticas do PT em Pernambuco, Humberto Costa não negou que a postura de Ciro possa prejudicar Lula, mas acredita que o impacto negativo recairá com mais força sobre o próprio pedetista. “Acho que esse tipo de postura pode até prejudicar o Lula, mas prejudica principalmente Ciro Gomes”, comenta. “Esse tipo de posicionamento não é bom para o enfrentamento à extrema direita no Brasil, acho que ele tende a perder com esse tipo de visão”, completou Humberto, que também disse que os discursos proferidos pelo pedetista reforçam falas do próprio Bolsonaro.
“Por que que ele (Ciro Gomes) não fala da corrupção de Bolsonaro, que nem está sendo apurada? Prefere atacar Lula que já foi inocentado das acusações feitas (…) acho que é uma posição completamente equivocada”, critica Humberto Costa. “Mas eu creio que os eleitores de Ciro no momento adequado, principalmente em um segundo turno, se houver, vão agir de uma maneira diferente”, conclui o petista demonstrando acreditar em apoio futuro dos eleitores de Ciro Gomes.
Fonte – Diário de PE
#politicapernambucana #politica