Notícias

Daniel Coelho, Noelia Brito e Magno Martins se posicionam sobre processo do PSB

O PSB denunciou algumas pessoas pela prática de Fake News. Algumas delas, são conhecidas como o deputado Daniel Coelho que preside o Cidadania em Pernambuco, o jornalista e blogueiro Magno Martins e a blogueira Noelia Brito. Ambos se posicionaram com relação ao assunto.

Diz a nota enviada pelo PSB:
Diante da grande disseminação de notícias falsas ocorrida nas últimas semanas em Pernambuco, o PSB e algumas de suas lideranças políticas começaram entrar com ações para que seus autores se expliquem na Justiça. Na lista de pessoas acionadas por divulgar as fake news, maculando a honra e a imagem do partido e de seus filiados, estão deputados, pré-candidatos, um blogueiro e uma blogueira.

Apenas nesta sexta (31), foram quatro ações protocoladas. No entanto, a Justiça deve ser acionada novamente nos próximos dias para que outros responsáveis pelas fake news também respondam pelos seus atos. Em todos os casos, trata-se de notícias e postagens falsas, sem qualquer embasamento na realidade.

A Blogueira e Procuradora Municipal Noelia Brito que tem feito um excelente trabalho de combate à corrupção nas mais diversas linhas escreveu:

O prefeito Geraldo Julio está processando a mim, ao blogueiro Magno Martins e ao deputado Daniel Coelho. Ele não quer que se chame os respiradores que a Anvisa disse que eram impróprios para uso humano, aqueles que só foram testados em porcos, de respiradores de porcos, mas não exige que seu braço dirieiro, o secretário de Governo João Guilherme Ferraz se explique por ter debochado justamente do fato do equipamento ser de uso veterinário. Ninguém vai esquecer do “veja com bons olhos kkkkkkk”, que João Guilherme mandou, pelo WhatsApp para o secretário Jailson ao mandar o teste com os porcos.

Já o Blogueiro Magno Martins, fez a seguinte postagem na noite deste sábado falando sobre o assunto:

Fui surpreendido, ontem, com duas tentativas de intimidação via processos judiciais. O primeiro, do PSB, acusando o blog por prática de fake news (notícias falsas).

O outro, uma ação de danos morais, do prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB). Ambas têm relação com o noticiário envolvendo as operações da Polícia Federal na Prefeitura da capital em compras suspeitas com recursos federais da Covid-19.

Ainda não fui intimado, mas já vi notícias nas redes sociais. Em tempos tão bicudos de proliferação de fakes, este blog tem tido o máximo de cuidado com as postagens. A checagem com as fontes as mais diversas, especialmente a Polícia Federal, tem sido pontuada com acuidade, até porque o assunto é muito grave: desvio de dinheiro público destinado a salvar vidas ameaçadas pela pandemia.

Em nenhum momento, falseamos a verdade. O que o PSB e o prefeito não querem é o contraditório. A verdade dói e contraria. Este blog vai continuar na mesma linha, pautando os escândalos envolvendo o prefeito, sua equipe e, por conseguinte, o PSB, que toma as dores.

Quem também se pronunciou foi o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) que também foi alvo de um processo judicial.

Polícia Federal faz operação em Recife sobre a compra de respiradores só testados em porcos. Compra é cancelada. ANVISA diz que respiradores são impróprios para humanos. Secretário responsável é afastado. PSB me processa para que eu não os chame mais de respiradores de porcos.

O advogado responsável pelas ações, Rodrigo Pellegrino, destaca que as ações têm como objetivo combater a promoção de notícias falsas, popularmente chamadas de fake news, disseminadas contra o PSB e lideranças. “Se critique, questione, argumente, mas imputar uma conduta criminosa e não verdadeira gera consequências para o político ou blogueiro que comete a falsidade. O que se busca com essas ações é o equilíbrio do direito da informação.”, explicou.

O que muita gente comentou durante o dia de hoje é que os processos na verdade seriam uma forma de querer calar quem está tornando pública essas sérias denuncias e operações que estão constantemente sendo realizadas pela Polícia Federal na Prefeitura do Recife. Alguns chegaram a acusar o PSB de censura.
Fonte – Blog Silvinho Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *