Notícias

Debates e dobradinha com Lula alavancam candidatura de Marília Arraes

Pesquisas mais recentes confirmam curva de crescimento da candidata do Solidariedade ao Governo de Pernambuco e tendência de queda da sua adversária

A candidata do Solidariedade ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, retomou sua curva de crescimento nesta última semana, reduzindo a diferença para a adversária Raquel Lyra (PSDB) nas mais recentes pesquisas e confirmando o favoritismo que marcou sua candidatura no primeiro turno das eleições no Estado. A participação de Marília nos primeiros debates desta segunda fase, aliada à presença mais forte do candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no seu palanque, deram novo gás à candidata.

Na avaliação de alguns especialistas, como o sócio da Potencial Pesquisas, Zeca Martins, a comoção criada a partir da morte repentina do marido de Raquel Lyra – o empresário Fernando Lucena – impulsionou o nome da candidata tucana, mas está perdendo o efeito inicial e reequilibrando a disputa. Essa tendência ficou clara nas duas últimas pesquisas divulgadas esta semana pelos institutos Real Time Big Data e Potencial.

Na terça-feira (18), a nova rodada da Big Data apontou um crescimento significativo de Marília Arraes, que obteve 44% das intenções de votos válidos contra 56% de Raquel Lyra. No levantamento anterior do mesmo instituto, publicado no dia 11, Marília havia recebido 39% das citações, contra 61% conferidas a Raquel. Na comparação entre as duas amostragens, a tucana perdeu cinco pontos, enquanto Marília ganhou cinco, o que representa um crescimento real de dez pontos percentuais da candidata de Lula.

Já a pesquisa Potencial, divulgada nesta quinta-feira (20), não apenas confirmou a tendência de crescimento de Marília Arraes como revelou uma distância bem mais curta entre as duas candidatas, de apenas 6,9 pontos percentuais. Nesse levantamento, Raquel obteve 51,1% e Marília ficou com 44,2%. Uma análise fria dos novos números aponta para um cenário de empate técnico entre as candidatas, no limite da margem de erro.

Fonte – Blog Ponto de Vista 

#politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *