Notícias

Deputado expõe problemas no fornecimento de bolsas coletoras para ostomizados

O deputado estadual Alberto Feitosa (SD) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na sessão dessa quarta-feira (20) para denunciar problemas no fornecimento de bolsas coletoras e outros equipamentos necessários para pessoas ostomizadas e na realização de cirurgias de reversão de colostomia.

Pessoas ostomizadas são indivíduos precisaram ser submetidos a alguma intervenção cirúrgica para criar uma abertura alternativa para o exterior do corpo, possibilitando a eliminação de fezes e urina ou para auxiliar na alimentação ou respiração.

De acordo com a Associação dos Ostomizados de Pernambuco (Aospe), há um total de 2.900 pessoas ostomizadas no Estado que dependem da rede pública de saúde para ter acesso às bolsas coletoras. Dessas, 2.500 são atendidas no Hospital Barão de Lucena, 100 no Hospital dos Servidores e 300 no Hospital Regional do Agreste.

A associação alega que as bolsas não estão sendo fornecidas regularmente. “A entrega das bolsas acontece um mês sim, dois ou três meses não. Isso é desumano, é falta de capacidade administrativa”, disparou Alberto Feitosa. Integrantes da associação estiveram presentes nas galerias da Casa para acompanhar a sessão.

Segundo o presidente da Aospe, José Roberto, o problema vem desde o ano de 2017, quando não houve fornecimento das bolsas. “Em 2018, a gente começou a denunciar e foi realizado o pregão. Mas o problema de 2018 foi a qualidade da bolsa, eles levaram em consideração só o menor preço. Uma bolsa de péssima qualidade, o pessoal ficou com dermatite. A bolsa que já eram entregues já vinham rasgadas na caixa”, disse José Roberto.

Na sessão desta quinta-feira (20), o deputado João Paulo Costa (Avante) também chamou atenção para o caso, pedindo esclarecimentos ao secretário de Saúde, André Longo. “Cerca de 3 mil pacientes estão passando por sofrimento e constrangimento. Estou à disposição para fazer essa interlocução com o Governo do Estado”, disse.
Fonte – JC

#politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *