Deputado Romero Sales Filho fortalece discussão sobre impactos sociais e ambientais de novos investimentos em Suape
Por meio da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, da qual é presidente, o deputado estadual Romero Sales Filho solicitou a criação de um grupo de trabalho que irá tratar sobre os impactos socioambientais na região de Suape, devido à promessa de novos investimentos no local. O encaminhamento foi realizado na tarde desta quinta-feira (21), após audiência pública sobre o tema, no Complexo Industrial e Portuário.
A proposta do parlamentar é que o GT seja formado por representantes dos governos Federal e Estadual, da Petrobras, da Refinaria Abreu e Lima e de Suape, entre outros entes. “Haverá um novo momento para alavancar a economia local, mas ao mesmo tempo precisamos estudar quais serão as contrapartidas socioambientais que devem ser implantadas e, principalmente, como executá-las”, declarou Romero Filho.
O parlamentar recorda que, no início dos anos 2000, houve um fluxo de migrantes para os municípios próximos a Suape, atraídos pela alta oferta de empregos. E, ressalta, com a estagnação das obras da Refinaria e a desmobilização dos trabalhos em Suape, a ocupação desordenada sobrecarregou equipamentos públicos de saúde e educação, além de trazer outras consequências ambientais e sociais.
Romero Filho afirma que é necessário que os cidadãos, que vivem nos territórios estratégicos de investimentos, façam parte de todo o processo de desenvolvimento local, sem ficar à margem, como espectadores. O parlamentar, inclusive, chegou a tratar do assunto com o ministro do Desenvolvimento, vice-presidente Geraldo Alckmin, em reunião no início de agosto, em Brasília.
“Hoje, encontramos nas cidades, como consequências do crescimento daquela época, um passivo deixado pelas obras anteriores, como empobrecimento populacional, precarização da moradia, aumento da violência urbana e problemas ambientais. Precisamos buscar soluções, planejando o futuro com investimentos em habitação, saneamento, infraestrutura, saúde, preparando as cidades para o que há de vir. Precisamos nos antecipar para que as contrapartidas sejam elaboradas e cumpridas, garantindo um desenvolvimento econômico sustentável”, defendeu o deputado Romero Sales Filho.
Fonte – Blog Ponto de Vista