Notícias

Deputados estaduais são consultados para definir se sessões serão pela internet ou presenciais a partir de novembro

Os deputados estaduais de Pernambuco vão definir como as sessões vão ser realizadas a partir de novembro de 2021. Os 49 parlamentares estão sendo consultados para saber se preferem manter as atividades pela internet, por causa da pandemia, ou se haverá reuniões presenciais ou híbridas, adotando os dois modelos.
A realização da consulta aos parlamentares foi confirmada, nesta terça (26), pelo deputado Clodoaldo Magalhães (PSB), primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Desde o início da pandemia, em março de 2020, os deputados pernambucanos realizam as sessões apernas de forma remota.
Por causa do risco de disseminação da doença, reuniões solenes e audiências públicas deixaram de ser realizadas.
Magalhães afirmou ao g1, por telefone, que os líderes do governo na Alepe, Isaltino Nascimento (PSB), e da oposição, Antônio Coelho (DEM), vão ouvir as bancadas e repassar as informações para a Mesa Diretora.

Segundo o primeiro secretário da Alepe, “não é uma votação formal” e sim uma consulta para definir o que fazer no fim de 2021.
“Queremos ter o resultado até o início de novembro, depois do feriado de Finados, para adotar o formato logo. Ainda não estamos tratando de 2022, que terá definição depois do recesso, se ele ocorrer este ano”, comentou.

Para o primeiro secretário, a ideia do parlamento Pernambucano é adotar estratégias da Câmara dos Deputados e de outras assembleias legislativas.
Segundo ele, uma das possibilidades é fazer reuniões presenciais em casos de deliberação e votação. Nas entregas de títulos e outras solenidades, também seriam adotadas as atividades convencionais. As reuniões de comissões ficariam mantidas pela internet.
“A tendência é manter o formato híbrido. Caso ocorra um empate na consulta, a Mesa Diretora pode se pronunciar”, afirmou.
Outra questão que está sendo tratada pelos deputados é a exigência de com provante de vacinação para todas as pessoas que frequentarem as reuniões deliberativas e solenes, inclusive os parlamentares.
“Quem não tiver sido vacinado e não comprovar, vai ter que apresentar teste negativo de Covid, a partir de 3 de novembro”, afirmou Clodoaldo Magalhães.
Procurada pelo g1, a presidência da Alepe informou que, por enquanto, não vai se pronunciar sobre a consulta aos parlamentares.
Fonte – G1

politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *