Fomos procurados pela Secretaria de Comunicação social da Prefeitura de Garanhuns para divulgarmos seu direito de resposta a uma matéria publicada por nós
Como é de conhecimento de todos, nosso blog tem como objetivo levar informação para nossos seguidores, respeitando sempre o direito de resposta dos envolvidos.
Portanto, vamos publicar a nota na íntegra, para que vocês possam ter acesso.
Nota de resposta — Ações de combate à Covid-19 em Garanhuns
23 de maio de 2020
Antes mesmo do primeiro caso confirmado da Covid-19 no município, a Prefeitura de Garanhuns, por meio do seu gestor, o prefeito Izaías Régis, que acompanha cada ação e acompanha junto aos secretários as tomadas de decisões, vem desenvolvendo uma série de ações e estratégias com o intuito de reduzir o impacto da doença no âmbito municipal.
O prefeito Izaías Régis que mesmo sendo do grupo do risco, faz questão de estar todos dias na Prefeitura, considera prioridade a saúde da população, e o Governo Municipal segue empenhado em promover ações diretas de prevenção e enfrentamento à disseminação da Covid-19. Empregando recursos financeiros e humanos em diversas iniciativas. Atualmente, os investimentos destinados ao combate da doença já totalizam R$1.117.045,31 (um milhão, cento e dezessete mil, quarenta e cinco reais e trinta centavos).
O Portal da Transparência Municipal (https://garanhuns.pe.gov.br/transparencia/) disponibiliza, desde o dia 16 de abril, informações relacionadas ao enfrentamento da Covid-19. Contendo dados de investimentos e receitas; licitações, decretos, contratos, leis e outras medidas; atendendo aos requisitos de transparência exigidos pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), por meio da resolução nº 82/2020, e também a recomendação Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
Os valores vêm sendo utilizados para a garantia de diversas ações, envolvendo setores como a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), e Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT)
Os investimentos também se dão por meio da aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI’s), para profissionais que estão na linha de frente de atuação como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais, guardas municipais e agentes de trânsito.
Entre as ações que merecem destaque, está a readequação de uma estrutura física com 30 leitos de retaguarda, para que seja instalada a Unidade de Tratamento Covid-19, voltada para o atendimento de pacientes com quadros estabilizados da doença. Um chamamento público com valor total global de R$ 914.226,20 (novecentos e catorze mil, duzentos e vinte e seis reais e vinte centavos); foi aberto, com o objetivo de adquirir diversos equipamentos para o local. Também segue aberta, até o dia 31 de maio, uma seleção pública simplificada para 16 médicos, que vão atuar diretamente na Unidade de Tratamento Covid-19, todos os dias da semana.
Além disso, com o intuito de ampliar o acesso aos serviços da Atenção Básica e desafogar o fluxo das emergências de hospitais durante a pandemia, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão funcionando em horário ampliado; das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h, nos sábados e domingos. Ações permanentes de desinfecção seguem sendo promovidas em todas as unidades de saúde, bem como em vias públicas da cidade.
Ainda buscando minimizar a circulação do vírus na cidade, nesta semana, foram instaladas barreiras sanitárias e 15 bloqueios de vias em pontos estratégicos da cidade. Até ontem (22), nos principais acessos e entradas do município foram abordados mais de 5200 condutores e passageiros, que tiveram dados coletados pela Vigilância Sanitária, e também foram submetidos a aferição de temperatura corporal e desinfecção dos veículos.
No que diz respeito ao acolhimento e escuta de famílias em situação vulnerabilidade social, os Centros de Referência em Assistência Social (Cras’s), seguem realizando a distribuição de cestas básicas para famílias cadastradas. Priorizando famílias com maior necessidade e identificando outras demandas sociais, para que sejam adotados os procedimentos necessários de encaminhamento.
Priorizando famílias com maior necessidade e identificando outras demandas sociais, para que sejam adotados os procedimentos necessários de encaminhamento.
Buscando aumentar o grau de isolamento social, diversos decretos municipais foram emitidos, desde o mês de março, determinando o fechamento de estabelecimentos e serviços considerados não essenciais, além de parques e outros espaços públicos, em Garanhuns. Destaca-se ainda o trabalho de transparência, voltado sobretudo, para população, com disponibilização de informações em tempo real sobre ações e números da Covid-19, por meio dos canais oficiais da Prefeitura.
Por fim, o Governo Municipal destaca que todas as ações de caráter intersetorial seguem, permanentemente, sendo desenvolvidas e ampliadas, com o intuito de reduzir os níveis de infecção pelo novo coronavírus em Garanhuns. E para que isso ocorra efetivamente, também se faz necessária a colaboração de toda a população, para que sejam cumpridas todas as medidas de isolamento social, e reduzir a curva de contágio da Covid-19.