Fortalecimento político
A mudança de rumo do União Brasil nacional que levou Antônio Rueda à presidência da legenda poderá trazer desdobramentos em Pernambuco com o horizonte de mudança de comando na estadual. Atualmente presidido por Marcos Amaral, cujo mandato vai até 2027, o União Brasil Pernambuco poderá sofrer uma intervenção capitaneada por Antônio Rueda.
O movimento, que teria a anuência dos deputados federais Fernando Filho e Mendonça Filho, levaria o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que foi candidato a governador em 2022, ao posto de presidente estadual da legenda. Aliado do prefeito João Campos após romper com a governadora Raquel Lyra, Miguel Coelho voltaria ao jogo majoritário de 2026, desta vez sob a perspectiva de dirigente partidário.
Liderado pelo ex-senador Fernando Bezerra Coelho, o clã petrolinense nunca conseguiu o protagonismo necessário por não ter o controle de uma legenda, inclusive a própria construção do projeto majoritário de Miguel em 2022 ficou comprometido por não ter o comando de um partido. Então, se confirmando este movimento, Miguel Coelho tornar-se-á um player majoritário para 2026, sendo uma alternativa tanto para o Senado quanto para disputar o governo de Pernambuco pela Frente Popular.
Fonte – Edmar Lyra