Grupo de empresários direciona doações para Raquel Lyra e Gilson Machado e monta chapa própria
As campanhas de Raquel Lyra (PSDB) para o Governo de Pernambuco e de Gilson Machado (PL) para o Senado, rivais na corrida eleitoral no estado, foram beneficiadas com doações feitas pelos mesmos empresários. Um grupo de empreendedores direcionou recursos para as candidaturas, a despeito da oposição entre as chapas.
Raquel Lyra e Gilson Machado receberam, respectivamente, uma soma de R$ 70 mil e R$ 75 mil dos empresários Artur Maroja, Maria Helena Maroja e Marcos Augusto Tiburtius, reconhecidos no ramo do turismo, além do usineiro Jorge Petribu.
Gilson Machado Neto é ex-ministro do Turismo do Governo Bolsonaro e tem Anderson Ferreira, seu correligionário, como candidato ao Governo de Pernambuco. Enquanto isso, Raquel Lyra tem Guilherme Coelho, colega tucano de Petrolina, como candidato à Câmara Alta.
Doações de pessoas físicas para campanhas eleitorais são legais, desde que registradas junto à Justiça Eleitoral, como é o caso. Artur Maroja é vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) e Maria Helena Maroja é sócia-administradora de hotéis localizados em Porto de Galinhas.
Marcos Augusto Tiburtius é administrador da Empresa Brasileira de Hotelaria e Turismo. Jorge Petribu é um dos empresários mais reconhecidos de Pernambuco. Ele é sócio-administrador da indústria de bebidas Trapua, por exemplo, além de diretor da Petrovia, por exemplo.
Fonte – JC
#politicapernambucana #politica