Notícias

HUMBERTO COSTA diz que se o PODER JUDICIÁRIO tiver um posicionamento firme, BOLSONARO pode sofrer outras condenações e até ser PRESO

O senador da República, Humberto Costa (PT-PE), recebeu a equipe do Portal de Prefeitura nesta terça-feira, 4 de julho, em seu gabinete direto de Brasília.

Na entrevista o petista comentou que há possibilidades do ex-presidente Jair Bolsonaro ser preso caso o Poder Judiciário encontre outras condenações.

Bolsonaro inelegível

Por 5 votos a 2, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou, no dia 30 de junho deste ano de 2023, o ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade pelo período de oito anos. Com o entendimento, o ex-presidente fica impedido de disputar as eleições até 2030. Cabe recurso da decisão.

O TSE julgou a conduta de Bolsonaro durante reunião realizada com embaixadores, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, para atacar o sistema eletrônico de votação. A legalidade do encontro foi questionada pelo PDT.

Mais cedo, após a maioria de votos formada contra o ex-presidente, o julgamento prosseguiu para tomada do último voto, proferido pelo presidente do tribunal, ministro Alexandre de Moraes, que acompanhou a maioria para condenar Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Para o ministro, Bolsonaro usou a estrutura pública para fazer ataques ao Poder Judiciário e a seus membros durante a reunião e divulgar desinformação e notícias fraudulentas para descredibilizar o sistema de votação. Entre as falas, Bolsonaro insinuou que não seria possível auditar os votos dos eleitores.

“A resposta que a Justiça Eleitoral dará a essa questão confirmará a fé na democracia, no Estado de Direito, no grau de repulsa ao degradante populismo renascido a partir das chamas do discurso de ódio, discursos antidemocráticos e que propagam desinformação, divulgada por milicianos digitais”, afirmou.
Fonte – Portal de Prefeitura

politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *