Humberto: ‘Não entendo os rumos do PSB’
O senador pernambucano Humberto Costa (PT) falou tudo sobre o cenário político local e nacional, com destaque para temas delicados como a taxação do e-commerce internacional e a Ferrovia Transnordestina.
Vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, o parlamentar comentou também sobre o estremecimento das relações com o PSB, após reviravoltas no meio que vêm sendo tomadas pelo partido a nível nacional e avaliou, ainda, o desempenho da governadora Raquel Lyra (PSDB): “Há, sim, a perspectiva de intensificação de diálogo com Lula e com o PT”.
Transnordestina
“Antes de mais nada, o que há é um compromisso do Governo Federal de que esse ramal [de Suape] fará parte de uma saída definitiva para a Transnordestina. Dificilmente haverá qualquer tipo de saída que não contemple também um ramal de Salgueiro ao Porto de Suape. É uma obra menos cara do que a que temos no Pecém (CE), onde boa parte já foi concluída.
A própria viabilidade econômica da ferrovia será muito maior se o ramal Suape for feito. O que acontece é que o governo está estudando não só esse trecho, mas a malha brasileira como um todo, para traçar a prioridade dos investimentos, já que os recursos para a conclusão da Transnordestina devem partir da iniciativa privada.
[…] O Governo Federal evita dar um prazo de quando haverá, de fato, a solução definitiva, justamente por conta desse estudo global.”
Duplicação das BRs
“No caso da [BR-]104, a obra está pronta para ser retomada e concluída, no trecho que passa por Toritama. Hoje, há um grande gargalo burocrático para resolver essa questão, mas trabalhamos para retomar o mais rápido possível. Recursos não faltam – a dificuldade é meramente burocrática com o Governo de Pernambuco.
Além disso, a intenção é ligar a BR-104 entre Alagoas, Pernambuco e Paraíba, o que deverá possibilitar um grande escoamento da produção de confecções nos Agrestes Setentrional e Central. Já a viabilidade duplicação da [BR-]423 deverá ser concluída ainda esse ano no trecho que liga São Caetano a Garanhuns. O primeiro trecho, de São Caetano a Lajedo, deve ser iniciado já no início do segundo trimestre.
O caso da [BR-]232 é que ainda estão sendo feitos estudos para definir até onde irá essa duplicação, mas ainda não está claro qual será, embora se tenha um grande interesse em dar início.”
Relação de Lula com Raquel
“Do ponto de vista administrativo e político, tenho dito que a minha sensação, assim como a de muitos pernambucanos, é de frustração. Foram criadas muitas expectativas. Acho que ela precisa governar olhando para frente. Não é possível passar quatro anos apenas criticando as gestões anteriores para justificar as dificuldades.
[…] Os problemas, principalmente na questão educacional, a dívida na saúde e o pagamento do piso [da enfermagem] são pontos de atenção. […] Ela está perdendo a oportunidade de fazer um grande governo. […] Há toda uma boa vontade do governo Lula com Pernambuco. A mesma parceria que foi feita lá atrás com Eduardo Campo é a que o presidente quer voltar a ter agora. Ela poderia ter uma aproximação política maior com Lula, e a perda dessa oportunidade pode acabar prejudicando o próprio estado de Pernambuco. […] Pelo que conversei com Lula, ele tem grande interesse em fazer essa parceria política e administrativa com Raquel Lyra.”
PSB
“Entendo que essa articulação busca dar a ele [o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do PP de Alagoas] ainda mais poder para interferir na pauta e definir os rumos das votações. O que não consegui entender ainda foi a participação do PSB neste bloco. O partido é aliado do PT de longa data, tem o vice-presidente, três ministérios, recebeu apoio nas disputas regionais, então eu realmente não compreendo.
[…] O PSB está querendo partir para um caminho mais conservador? Estão querendo isolar o PT? Também foram ao Rio Grande do Sul declarar apoio ao governador Eduardo Leite (PSDB), que é totalmente anti-petista. […] Estou pagando para ver e entender mesmo o que está acontecendo.”
Fonte – Diário de PE