Imóvel do governo federal onde funcionou Hotel Esmeralda está abandonado em Fernando de Noronha
O imóvel onde funcionava o antigo Hotel Esmeralda está abandonado em Fernando de Noronha. O prédio foi construído por norte-americanos após a Segunda Guerra Mundial e, quando os militares deixaram o arquipélago, foi transformado em um hotel com 120 leitos, passando a pertencer à União, que disputa com o governo de Pernambuco, no Supremo Tribunal Federal (STF), o domínio da ilha.
No final da década de 1990, o Hotel Esmeralda foi fechado depois de uma briga judicial com a Empresa Noronhense de Desenvolvimento, que administrava o empreendimento do governo federal. Após ter o funcionamento retomado, o imóvel foi entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Com a criação do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) , que passou a ser o responsável pelo Parque Nacional Marinho, o imóvel do Hotel Esmeralda foi transferido para o patrimônio do órgão federal.
O antigo hotel sofreu três incêndios, o último deles em 2013. Atualmente, grande parte do imóvel está encoberto pela vegetação.
Algumas edificações, chamadas de iglus, são usadas para guardar materiais. Em um deles, que serve de oficina, ainda é possível ver a foto da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que saiu do governo federal em 2016 após o processo de impeachment.
A conselheira distrital Marilde Costa trabalhou no antigo hotel durante 13 anos e lamentou o abandono do imóvel.
“Dói o coração. Eu trabalhei naquele local de 1972 a 1985. É um absurdo encontrar tudo no chão. Cadê o dinheiro do governo federal? Se quer a ilha de volta, por qual motivo não arruma o imóvel?”, questionou a conselheira.
O presidente do Conselho Distrital, Otávio Minervino, também trabalhou no antigo Hotel Esmeralda e gostaria que o prédio fosse recuperado.
Fonte – G1
#politicapernambucana #politica