Notícias

Inflação na Região Metropolitana do Recife em agosto foi quase o dobro da inflação nacional

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) da Região Metropolitana do Recife chegou a 0,46% em agosto, quase o dobro da média nacional e o quinto maior índice entre as 16 localidades pesquisadas pelo IBGE, atrás de Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Brasília (DF) e Rio Branco (AC).

De acordo com o órgão, este também é o segundo maior índice do ano na RMR. Enquanto o Brasil marcou 0,24% em agosto, em uma desaceleração do aumento de preços em relação ao mês retrasado (0,36%), na RMR o índice do mês passado seguiu tendência contrária, sendo levemente superior ao de julho, quando o IPCA foi de 0,40%.

Assim como ocorreu no mês de julho, em agosto a Região Metropolitana do Recife tem a segunda maior inflação acumulada do ano, ficando atrás apenas de Campo Grande, com 2,13%. A representante pernambucana no índice também tem o quarto maior índice no acumulado da inflação dos últimos 12 meses, de 2,48%, tendo à frente apenas Campo Grande, Belém e Salvador. No Brasil, o acumulado de 12 meses é ligeiramente inferior, chegando a 2,44%.

Entre os nove grupos de produtos e serviços acompanhados pelo índice, Comunicação foi o que teve a maior alta, de 1,93%, tendo como maior responsável por esse resultado o aumento de 12,18% no acesso à internet. A categoria também teve a terceira maior alta no acumulado do ano (3,58%) entre os grupos pesquisados. Em julho, o mesmo grupo também havia registrado alta, ainda que menor, de 1,61%.

O segundo setor que mais ajudou a pressionar a inflação em agosto foi Habitação (1,02%), da mesma forma que aconteceu no mês de julho, quando o segmento marcou quase o mesmo índice (1,01%). No ano, a variação acumulada já chega a 3,09%. A energia elétrica residencial, que faz parte do setor, deu a maior contribuição para essa alta, ao registrar variação positiva de 1,73%, ainda repercutindo a alta da conta de luz em vigor desde 1º de julho.
Fonte – Blog do Jamildo
▶️ Continuação nos comentários

#politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *